![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0b/nh/07/0bnh07rj5iesvi7r50gvo1x80.jpg)
Um homem foi engolido por uma baleia-jubarte – e sobreviveu para contar a história! Adrián Simancas, de 24 anos, foi sugado pelo animal enquanto nadava em Punta Arenas, no Chile, no dia 8 de fevereiro.
Jonas, Gepeto ou Adrián?
Adrián, venezuelano, navegava um caiaque pelo mar ao lado do pai quando, repentinamente, sentiu um golpe, como contou ao El País Chile.
Depois de uma sensação de sucção, o homem viu-se dentro de uma cavidade escura. Ao jornal estrangeiro, descreveu diversos barulhos esquisitos e a sensação de estar sendo puxado. Não tinha entendido, ainda, o que aconteceu.
Depois, foi expulso violentamente e voltou ao mar – para perceber que fora engolido por uma baleia-jubarte! Tudo foi gravado pelo pai.
“Quando estava dentro dela,” disse ao El País, “me lembrei do Pinóquio, que também foi engolido assim,” ria.
Surpresa em família
O homem andava de caiaque com o pai, que filmava e dava instruções diversas. No vídeo, é possível ver a baleia pulando de barriga para cima e engolindo homem e barco. O médico ajudou a tranquilizar o filho. A baleia continuou pulando por perto depois.
“Foi uma surpresa. No começo, pensei ter sido [completamente engolido] e não sabia o que era, e quando voltei à superfície percebi ser uma baleia. Sabia que não tinha perigo, pelo menos até ela começar a saltar e derrubar o meu pai do barco,” contou aos jornalistas do veículo internacional.
Os dois, contou a vítima ao jornal, praticam o esporte com caiaque há oito anos e são acostumados com vivência ao ar livre. O susto não vai impedi-los de voltar à água, garantiu Adrián:
“Vou só esperar o clima melhorar um pouco, já que o inverno no Chile já vai chegar e é bem forte no sul, e voltarei para água. Então, vou esperar ano que vem pra voltar a praticar.”
Baleia-jubarte
![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5u/wg/v8/5uwgv8b6xzva1bzxmrvvixyi7.jpg)
A baleia-jubarte é um animal marinho imenso: pesa 48 toneladas e pode medir até 19 metros. Ela come, na maioria das vezes, plâncton, algas e peixes.
A garganta da baleia-jubarte é pequena e incapaz de engolir pessoas. Porém, não é a primeira vez que baleias da espécie “abocanham” seres humanos para, depois, cuspí-los.