Céu, Terra e até Arco-Íris: família coleciona nomes místicos e de elemento da natureza


Nomes diferentes chamam atenção seja pela pronúncia ou escrita. Quem tem acolhe e se orgulha pelo significado e vivências que eles carregam. Haja Criatividade: conheça as histórias por trás de nomes diferentes
Nomes ‘diferentões’ com escritas inovadoras e pronúncias um pouco complexas são celebrados nesta quinta-feira (13), no Dia de Ter um Nome Diferente. Eles carregam significados, memórias, além de expressar a criatividade dos pais. Quem convive com os nomes inovadores, abraça a diferença e descarta a possibilidade da mudança no cartório.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Esse é o caso da família de Selma Alves, que se inspirou na natureza, universo e deusas para dar nomes aos seus filhos.
Selma Alves criou nomes diferentes para os filhos
Reprodução/TV Anhanguera
“Então veio o Isis, continua a deusa, né? Isis-Cósmica, Isis quer dizer primeira mãe, cósmica, quer dizer relativa ao universo, né? Mãe do universo. Depois veio Iria-Terra, que são as cores do arco-íris, então as cores do arco-íris na Terra. Depois veio Nãrãyãna-Natureza.
As filhas adoram os nomes que receberam e decidiram seguir o legado da criatividade com suas crianças, segundo Selma. “Minha primeira neta é Krsna Radharãni, o segundo é Vida-Mahatma, o terceiro Yuga Arco-íris, o quarto Hare-Gandhi, o quinto Enzo e a sexta é a Ayla”.
LEIA MAIS
Noivos enfrentam tempestade durante casamento ao ar livre, mas não desistem de dizer ‘sim’: ‘Momento único e abençoado’
Inspirações: de satélite a sacerdotisa africana
Aeronssaytt Gomes de Lima e Jullyegthe da Silva têm experiências com nomes diferentes
TV Anhanguera/Reprodução/Arte g1
Acontecimentos históricos também podem servir de inspiração na hora de dar nomes. Assim foi com o servidor público, Aeronssaytt Gomes de Lima. Segundo ele, a ideia do nome veio da avó, inspirado em um satélite que foi lançado na órbita da Terra.
“A minha avó viu quando estavam lançando um satélite na órbita da Terra, ela falou ‘nossa, que nome bonito’. Resolveu pegar o caderno, a caneta e escrever esse código. Ela falou ‘vou botar em um neto meu esse nome, porque vai fazer sucesso’. E ela fez e realmente esse aí é um nome único, né? Difícil de ser confundido, até fácil de ser esquecido por causa da complexidade da pronúncia e das letras, mas muito fácil de ser lembrado, porque não tem dois no planeta”
Primeiro satélite disparou a corrida espacial
Com um nome tão único, os apelidos também acompanharam a vida de Aeronssaytt. Para o servidor, o que é importa mesmo é a presença que ele causa.
“Antena parabólica, Techsat o site, Iron Maiden e por aí vai… vários outros apelidos durante a minha vida inteira para facilitar o reconhecimento do cidadão. Mas é um nome diferente. O primeiro impacto é a presença, o segundo é o nome… e vai impactando até o final”, explicou.
E quando você quase teve um nome comum, mas de última hora tudo mudou? A advogada Jullyegthe da Silva, que quase se chamaria Débora, foi registra pelo pai sem que ninguém soubesse. Segundo a filha, ele tirou a escrita de um livro sobre uma sacerdotisa africana.
“Ele estava me contando, eu tive que buscar a explicação desse nome. Ele me falou que foi uma inspiração de um livro, um livro que era físico. Eu não consegui encontrar nada a respeito, mas era uma sacerdotisa africana, uma história que ele viu com todas essas letras e ele achou lindo e quis escrever assim. Na verdade, ele me registrou às escondidas porque eu iria me chamar Débora, simples sem esse tanto de letra”, contou.
O que diz o cartório sobre nomes diferentes?
Segundo o oficial do Cartório de Registro Civil, Fernando Amorim, nomes diferentes podem ser registrados, contanto que não exponha a criança ao ridículo.
“Determina a lei que é livre a escolha do nome desde que este nome não possa expor a pessoa ao ridículo, ou seja, aquele nome não pode expor a criança que está sendo registrada ao ridículo. É certo que a lei não faz uma definição do que é exposição do ridículo, o que fica a cargo do oficial no caso fazer a análise”, explicou.
Já para quem não gosta do nome, a mudança pode ser feita no cartório. Isso porque em 2022, uma alteração na legislação passou a permitir que as pessoas troquem de nome ou mudem parcialmente, uma única vez, de forma extrajudicial em um cartório de registro civil. Nos últimos anos, a procura por esse processo aumentou.
“Temos tido bastante buscas desse tipo de serviço. Hoje nos cartórios, de fato veio para realmente facilitar a alteração dos nomes de acordo com a necessidade e o interesse do requerente”.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.