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Peça saiu em janeiro de Foz do Iguaçu para Blumenau e já deveria ter chegado a destino final. Não há previsão para a nova possível data de chegada a cidade catarinense onde peça passará por manutenção. Após mais de 15 dias parada, carreta que transporta transformador de Itaipu de 122 toneladas retoma viagem
Reprodução RPC
A carreta de 124 rodas que transporta um transformador de 122 toneladas da usina de Itaipu retomou a viagem nesta quinta-feira (13) após ser parada no trajeto duas vezes: uma por falta de autorização especial e outra pelas grandes dimensões gerarem dúvida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) quanto a passagem do veículo por uma passarela no trajeto.
O transformador levado na carreta saiu de Foz do Iguaçu, em 18 de janeiro e levaria cerca de 20 dias para chegar a cidade catarinense a 880 quilômetros de distância – porque o veículo não pode ultrapassar os 40 Km/h.
A falta da Autorização Especial de Transporte (AET) – devido as grandes dimensões – emitida pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) fez com que o veículo ficasse 18 dias parado às margens da PR-493 após a carreta ser interceptada pela Polícia Rodoviária estadual (PRE).
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Com a autorização em mãos e depois de pagar taxa de R$ 2,5 mil, o veículo retomou a viagem na terça-feira (11), mas poucos quilômetros depois o Dnit disse ter dúvida com relação a passagem do veículo sob uma passarela na cidade de Pato Branco, no sudoeste do estado, isso porque a altura do obstáculo era igual ao da carreta com a peça sobre ela.
Por isso, o Dnit determinou que a viagem parasse novamente. Uma equipe fez a medição da altura do local e, após constatarem que a passarela era mais alta que o veículo, a viagem pode ser retomada nesta quinta (13).
A peça deve ser levada para a cidade catarinense para passar por manutenção. Entenda para o que ela serve mais abaixo.
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PRE/PR/Bom Sucesso do Sul
O que diz Itaipu
Em nota, a usina de Itaipu informou que o transporte da peça está sendo feito por uma empresa especializada contratada pela Weg, que é responsável pelo conserto em fábrica do equipamento.
A Weg disse que tomou conhecimento da infração cometida pela transportadora e que determinou que providencias fossem tomadas para a regularização.
A Transportadora Constancio Transporte Especiais disse que foram necessários ajustes na documentação e que esse pedido de liberação já foi encaminhado ao DER, que aprovou a documentação e o veículo seguiu viagem, até ser parado novamente por dúvidas do Dnit.
O veículo
Transporte de transformador de mais de 122 toneladas: megaoperação no Paraná com caminhão de 124 rodas levará 20 dias
William Brisida/Itaipu Binacional
Segundo a Itaipu, a peça está sendo carregada por um caminhão plataforma de 39 metros de comprimento, três metros de largura e 124 rodas. Outro caminhão também é usado como contrapeso para auxiliar nas manobras e foi engatado na parte traseira do veículo principal.
Antes do transformador, 32 mil litros de óleo usados no equipamento e duas carretas com peças como trocador de calor, buchas, bombas e válvulas, já tinham sido levadas para a fábrica em Blumenau.
O superintendente de manutenção da Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro, explicou que a peça precisa passar pela manutenção fora da usina por conta de cuidados específicos.
“A execução do serviço na fábrica, fora da usina, deve-se ao fato de os procedimentos de desmontagem e montagem do transformador serem complexos e exigem uma grande estrutura e mão de obra especializada. Além disso, existem ensaios elétricos específicos que serão realizados no transformador, após a montagem, que não são exequíveis na usina”, detalhou o superintendente.
O transformador
Transformador de 122 toneladas saiu de Foz do Iguaçu para Blumenau em 18 de janeiro
RPC
Segundo Marco Aurélio, a peça apresentou problema em 2023, foi retirada de operação e substituída por uma extra, com as mesmas características. A função do equipamento é elevar tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu de 18 quilovolts para 500 quilovolts.
Ao todo, a usina hidrelétrica possui 60 transformadores, sendo este o maior.
Eles estão instalados em 20 unidades geradoras e cada uma possui três dos equipamentos, além de seis peças extras.
A expectativa é que o equipamento seja reinstalado em Foz do Iguaçu em meados de 2026.
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