No último sábado (8), um jovem venezuelano de 24 anos viveu uma experiência inacreditável enquanto praticava remo nas águas do litoral chileno. Durante a atividade, o jovem foi repentinamente engolido por uma baleia-jubarte que emergiu das profundezas do oceano.
O incidente ocorreu de forma tão rápida que o jovem mal teve tempo de reagir. Testemunhas que presenciaram o momento relataram que a baleia abriu sua boca para se alimentar e, sem querer, acabou engolindo parcialmente o jovem. Contudo, poucos segundos depois, a baleia o cuspiu de volta ao mar, sem causar ferimentos ao jovem.
Apesar do susto, o jovem saiu ileso do episódio, sendo rapidamente resgatado pelo pai. Ambos conseguiram retornar à costa em segurança.
Eles relataram o susto ao BioBioChile e disseram que faziam a travessia a remo no Estreito de Magalhães quando se depararam com o mamífero gigante.
Alimentação da baleia-jubarte
Especialistas explicam que as baleias-jubarte se alimentam por filtração, consumindo pequenos organismos marinhos como krill e plâncton. Elas têm gargantas pequenas, o que torna impossível para elas engolirem presas grandes, como seres humanos.
Dessa forma, o incidente não representa um risco real para os praticantes de esportes aquáticos, mas ressalta a importância de ter cautela ao se aventurar em áreas onde esses animais são comuns.