![](https://s2-g1.glbimg.com/wjC1Tmt6F5BdFozzTkYk9X-sT4k=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/m/T/pCAkuqTECFpMxQ3O7OtA/creditos-maria-vitoria-xavier-1-.jpeg)
Flagrante foi feito na tarde de segunda-feira (10), em Lins (SP). Jovem teme ataques aos irmãos pequenos. Moradora de Lins (SP) flagra escorpião com filhotes e relata infestação próximo a rio
Arquivo pessoal
Uma moradora de Lins, no interior de SP, registrou um escorpião carregando vários filhotes dentro de casa. O flagrante foi feito na tarde de segunda-feira (10).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Maria Vitória Xavier Ribeiro, de 19 anos, mora às margens do Rio Barbosinha, no bairro Jardim Tangará. Em entrevista ao g1, a jovem contou que o aparecimento desses animais é comum em sua residência, assim como os acidentes.
“Já fui picada três vezes e moro com meus irmãos pequenos, de 2 e 5 anos. Tenho medo de que eles sejam picados também. Entrei em contato com a Vigilância Sanitária, que me orientou sobre os cuidados dentro de casa, mas disseram que não podem agir na beira do rio, onde os escorpiões se reproduzem”, conta a jovem.
Maria Vitória também explicou que seu pai, junto de alguns vizinhos, tentou combater os escorpiões por conta própria e encontrou dezenas de animais.
“Meu pai e um vizinho foram verificar a situação recentemente e encontraram 36 escorpiões. Sempre foi assim, mas, infelizmente, não conseguimos fazer nada, pois eles vêm da beira do rio”, relata.
O g1 questionou a Prefeitura de Lins sobre o caso e, segundo o Agente de Controle de Vetores do município, as orientações sobre os cuidados preventivos e corretivos nos imóveis sobre a reprodução de escorpiões são realizados durante as visitas domiciliares.
Além disso, destacou que, com as medidas mitigatórias nos imóveis, a probabilidade dos escorpiões se deslocarem do habitat natural é praticamente nula, uma vez que, no ambiente ribeirinho, há oferta de alimentos (outros insetos) e local para o seu alojamento.
Ainda de acordo com a prefeitura, entre as ações realizadas estão as roçadas e acero as margens dos rios para assim evitar condições favoráveis para a presença dos escorpiões. Afirma ainda que as ações preconizadas no Manual de Prevenção e Combate do Ministério da Saúde já são realizadas e a aplicação de inseticidas não é recomendada no caso de escorpiões.
Moradores encontraram escorpiões próximos as casas em Lins
Arquivo pessoal
Alerta para escorpiões
Com o aumento das temperaturas e da umidade nesta época do ano, a presença de escorpiões tende a aumentar em todo o estado.
Em entrevista ao g1, o agente endêmico José Antônio Nobre Sant’Anna explicou que algumas medidas simples podem ajudar a reduzir a presença desses animais dentro de casa.
“É importante instalar telas em ralos, vedar portas e janelas, evitar vegetação densa e organizar materiais de construção que possam servir de abrigo”, orienta.
Região de Bauru registra aumento de cerca de 10% nos acidentes com escorpiões
Mais recomendações para evitar acidentes:
Use calçados e luvas em atividades de jardinagem e limpeza;
Inspecione roupas, calçados e roupas de cama antes de usar;
Mantenha a grama aparada e evite plantas próximas às paredes;
Limpe regularmente móveis, cortinas e cantos de paredes;
Elimine entulhos e restos de construção.
Em caso de picadas:
Lave o local da picada com água e sabão;
Evite práticas inadequadas, como garrotear, furar ou aplicar substâncias caseiras;
Se possível, capture ou fotografe o animal para auxiliar na identificação e no tratamento;
Procure imediatamente uma unidade de saúde.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região