Acusados estavam presos há mais de dois anos sem serem julgados, o que configura um “desrespeito ao prazo legal”, segundo o juiz que determinou a soltura. Empresário foi morto a tiros, na porta de casa, em setembro de 2022. Empresário é morto após ter carro atingido por tiros na Zona Sul de Teresina
Reprodução/Redes Sociais
A Justiça do Piauí soltou, na segunda-feira (10), três réus pela participação no latrocínio do empresário Rafael Soares de Sousa, assassinado em setembro de 2022 em Teresina. Segundo o juiz que assinou a decisão, a prisão deles durou tempo superior ao necessário para a conclusão do processo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os acusados são Iasmin Soares Avelino dos Santos, Maycon Araújo de Moura e Edmundo Victor Borges Batista de Morais. De acordo com a determinação judicial, os dois primeiros estavam presos há mais de dois anos e o último, há um ano e seis meses, sem que fossem julgados pelo crime. O g1 tentou mas não conseguiu entrar em contato com as defesas deles.
“O caso demonstra total desrespeito aos prazos legais […] Verifica-se que a delonga processual decorre da demora do Judiciário em dar o devido andamento do processo, que permaneceu paralisado por bastante tempo, sem que haja qualquer conduta procrastinatória de defesa”, escreveu o juiz João Manoel de Moura Ayres, da Vara de Delitos de Organização Criminosa.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Apesar da soltura, a Justiça determinou que os réus cumpram as seguintes medidas cautelares:
Comparecimento mensal à Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), em Teresina;
Proibição de se ausentar da Comarca de Teresina;
Recolhimento domiciliar no período das 19h às 6h e nos dias de folga;
Monitoramento eletrônico.
Caso qualquer uma dessas medidas seja descumprida, o juiz afirmou que os acusados podem ter a prisão preventiva decretada novamente.
A audiência de instrução e julgamento, que vai definir se os réus serão julgados por crime contra a vida pelo Tribunal do Júri, foi marcada para 18 de junho deste ano.
Latrocínio de empresário
Vídeo mostra momento em que empresário é morto na porta de casa em Teresina
O empresário Rafael Soares de Sousa, à época com 25 anos, foi morto a tiros na porta de casa no bairro Morada Nova, Zona Sul de Teresina. Ao todo, sete pessoas foram presas suspeitas de participação no crime.
Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que ele foi assassinado (veja o vídeo acima). A gravação mostra um carro branco, onde estão os criminosos, parado na rua. Os bandidos se aproximam quando Rafael sai de casa, em uma esquina.
Em seguida, eles se aproximam do vítima e param o carro diante da casa dele. Nesse momento, o carona desce e efetua disparos assim que Rafael se aproxima de seu carro, que está estacionado na porta.
Alguns dos disparos atingem o carro do jovem e pelo menos um deles o fere. Ainda nas imagens, é possível ver a vítima correndo para casa e o carro com os criminosos quase virando a esquina. Depois disso, eles fugiram.
Após ser baleado, o empresário entrou correndo em casa, contando o ocorrido. Um primo dele relatou que quem estava na residência chegou a ouvir os disparos. Rafael foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
LEIA TAMBÉM:
‘Ele entrou em casa correndo e disse que foi baleado’, diz primo de empresário
Vídeo mostra momento em que empresário é assassinado em Teresina
Polícia diz que assassinos já monitoravam vítima e suspeita de latrocínio
Corpo de empresário morto a tiros na porta de casa é velado sob forte comoção
Empresário é morto após ter carro atingido por tiros na Zona Sul de Teresina
Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube