Apesar de deliciosos e muito comuns na dieta dos brasileiros, três alimentos nem um pouco saudáveis podem estar minando a sua saúde. Portanto, deixar de consumi-los pode ser um passo importante para proteger o coração de doenças que podem levar à morte súbita.
Segundo a consultora nutricional Michelle Routhenstein, para ser saudável não é preciso comer apenas saladas e opções leves. Mas é extremamente importante evitar comidas exageradamente calóricas e ultraprocessadas, como estes três alimentos que ela sugere eliminar da dieta.
Os três alimentos que devem ser evitados para proteger o coração:
- Bacon e derivados: segundo a especialista, bacon, toucinho, torresmo e pururuca, todos esses alimentos podem entupir as artérias e provocar má circulação sanguínea. “O processo de cura do bacon com nitrito de sódio e seu alto teor de sódio podem aumentar a pressão arterial, enquanto os compostos gerados durante a fritura contribuem para a inflamação e danos às artérias, o que aumenta o risco de doenças cardíacas”, diz a especialista.
- Pão branco e produtos de padaria: Michelle explica que o pão branco, devido ao seu alto índice glicêmico e à falta de nutrientes e fibras, pode levar a um aumento rápido nos níveis de açúcar no sangue, resistência à insulina e obesidade. O que torna os produtos de padaria prejudiciais ao coração.
- Batata frita: qualquer alimento quando frito perde seu valor nutricional e absorve gordura. O óleo que sobra do processo de fritura das batatas fritas nos restaurantes é reutilizado de 10 a 20 vezes, o que pode ter efeito cancerígeno. Michelle sugere fritar suas batatas na Airfryer e temperá-las com alho e ervas, sem utilizar sal.