Neste episódio do podcast do Fantástico, Renata Capucci e Maria Scodeler recebem a cirurgiã plástica e conselheira federal por Santa Catarina Graziela Bonin e a influenciadora Mariana Michelini, que perdeu o lábio em uma harmonização com PMMA –sem que ela soubesse que o produto estava sendo usado. Quem não quer ficar mais bonito, mais jovem, com a aparência mais descansada? Os consultórios e clínicas de dermatologia e cirurgia plástica oferecem diferentes procedimentos não cirúrgicos: toxina botulínica para rugas, preenchimentos com ácido hialurônico para suavizar linhas de expressão e aplicação de bioestimuladores.
Tudo isso, se feito por profissionais habilitados, experientes e certificados pelas respectivas sociedades, diminui imensamente a chance de complicações. O problema é que, nessa busca por beleza e jovialidade, tem gente colocando em perigo a saúde dos pacientes.
O PMMA – polimetilmetacrilato – é uma substância considerada de máximo risco. O Conselho Federal de Medicina (CFM) pediu à Anvisa a proibição da fabricação e comercialização do produto no Brasil – ele já não é recomendado para fins estéticos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Mesmo assim, é usado em preenchimentos de lábios, rosto, glúteos – deixando pacientes deformados ou levando à morte.
Para falar sobre os riscos dessa substância, neste episódio, Renata Capucci e Maria Scodeler recebem a cirurgiã plástica Graziela Bonin, que ajudou na elaboração da nota técnica do CFM contra o uso do PMMA.
E a influenciadora Mariana Michelini, que perdeu o lábio em uma harmonização com PMMA – sem que ela soubesse que o produto estava sendo usado – e vem passando por várias etapas de reconstrução do rosto.
Botox
Pexels/cottonbro studio