![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/golpe-procon.jpeg)
O Procon alerta para um novo golpe que é relatado por consumidores de Joinville, no Norte catarinense. Identificados como “Procon do Brasil”, golpistas enviam texto e arquivo como uma “notificação oficial”, informando, inclusive, um falso número de procedimento.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/golpe-procon-800x480.jpeg)
Golpe do Procon: prefeitura de SC alerta sobre mensagens que podem conter vírus – Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville/ND
Como é mensagem do “Golpe do Procon”
De acordo com a Prefeitura de Joinville, a mensagem enviada por e-mail convoca a vítima, chamada de “consumidor”, para uma audiência “relativa ao procedimento de averiguação de práticas irregulares no mercado de consumo”.
No texto, os golpistas ainda afirmam que a presença da vítima é indispensável. Eles ainda incluem um anexo no formato “.zip”.
Porém, o Procon de Joinville não envia este tipo de notificação e alerta, pois os arquivos em anexo na mensagem podem conter vírus e prejudicar os equipamentos utilizados pelos consumidores.
Por isso, a orientação da prefeitura é de não abrir este tipo de e-mail e, em caso de dúvidas, procurar os canais oficiais, que são o telefone 151, WhatsApp (47) 98815-3195 ou e-mail [email protected].