O índice de balneabilidade das praias de Florianópolis – assim como do restante do Litoral – caiu muito nos últimos dias e atingiu 61% dos 87 pontos analisados em Florianópolis pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina). No relatório 28, divulgado nesta sexta-feira (7), 53 pontos aparecem como próprios, contra 34 considerados impróprios para banho. No dia 31 de janeiro, eram 59 pontos próprios (68% do total) e 28 impróprios
No relatório 28, divulgado nesta sexta-feira (7), 53 pontos aparecem como próprios para banho, contra 34 considerados impróprios. No dia 31 de janeiro, eram 59 pontos próprios (68% do total) e 28 impróprios.
Na realidade, a queda já havia sido registrada no relatório 26, divulgado na última quarta-feira (5), um dos três que o IMA produz semanalmente, e manteve-se baixo desde então.
Nas outras cidades da Grande Florianópolis, a situação ficou igual à verificada na semana anterior. Palhoça, que tem sete pontos analisados, continuou com cinco aprovados e dois reprovados – um na Pinheira e outro na praia de Fora.
Em Governador Celso Ramos, a coleta é feita em 16 pontos, e o placar ficou rigorosamente igual nos quatro últimos relatórios: oito próprios e oito impróprios.
Já em Balneário Camboriú, que no dia 31 passado apresentava nove pontos próprios e seis impróprios, inverteu-se. No relatório da quarta-feira, o número de pontos aprovados caiu para apenas quatro, contra 11 locais reprovados. Nas duas últimas análises houve pequena melhora, com ambas apresentando seis pontos próprios e nove impróprios.
Pontos impróprios para banho no Estado
O litoral catarinense também passou por uma queda no índice de balneabilidade já na quarta-feira, dia do relatório 26, na comparação com o relatório 25. O número de pontos próprios, que estava em 160 no dia 31 de janeiro (67% do total de 238), caiu para 147, depois subiu para 151 e, em seguida, recuou novamente, desta vez para 150.