O município de Palhoça, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência devido à proliferação de carrapatos na região do Lago da Pedra Branca. Segundo a Prefeitura, a situação ocorre por conta do crescimento da população de capivaras no local.
A administração municipal informou que aguarda um retorno do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) com orientações para realizar um plano de manejo responsável das capivaras.
Palhoça registrou caso de febre maculosa após ‘surto’ de carrapatos em capivaras
Segundo o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, o decreto de situação de emergência foi estabelecido após um morador ser identificado com febre maculosa, transmitida pelos carrapatos. A publicação foi feita na última sexta-feira (31).
“A superpopulação de capivaras tem trazido esse problema. As pessoas acabam alimentando elas, não identificando que é um animal silvestre. A alimentação faz com que elas fiquem sempre por aqui [na região do Lago da Pedra Branca]”, afirmou o prefeito.
População deve evitar área afetada
Como forma de prevenção, é recomendado que a população evitar a região e, também, evite se sentar diretamente na grama. Além disso, é essencial garantir que os animais de estimação estejam protegidos com medicamentos específicos contra pulgas e carrapatos.
As capivaras são consideradas vetores de carrapatos porque abrigam o carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa, permitindo que o parasita complete seu ciclo de vida e se espalhe para novas áreas.