ANTES e DEPOIS: veja como era e como ficou ‘igreja de ouro’ após desabamento do teto em Salvador


Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas. Temploé considerado uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo e estava com diversos problemas estruturais desde 2023. Parte de teto de igreja de ouro desaba
Reprodução
O desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, deixou uma pessoa morta e seis feridas no Centro Histórico de Salvador, no início da tarde desta quarta-feira (5). Fotos mostram como era local e como ficou após o desabamento.
A pessoa que faleceu é uma mulher de 23 anos, turista de São Paulo. Até as 16h13, ainda não haviam sido divulgados os nomes das pessoas feridas.
O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas ficou coberto por destroços. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local para fazer o resgate dos feridos. Policiais militares isolaram a área.
Initial plugin text
Problemas na igreja
Considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, a igreja já enfrentava problemas estruturais há anos.
Com interior revestido em ouro, o templo fundado no início do século 18 foi tombado como patrimônio material do Brasil, porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.
Durante uma visita realizada em 2023, o g1 observou que o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificultava a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.
No mesmo ano, um dos pátios da Igreja de São Francisco foi parcialmente fechado porque já havia risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de metal que pesa cerca de uma tonelada e meia, chegou a ser removido, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Parte de teto de famosa ‘igreja de ouro’ do Centro Histórico de Salvador desaba
LEIA TAMBÉM:
Rua no centro de Salvador é interditada para tráfego de veículos para obra de restauração de pináculo da Igreja São Francisco
O grande prejuízo de uma das Sete Maravilhas Portuguesas: interdição para obra em igreja histórica causa evasão de clientes no Pelourinho
Durante esse processo, as visitas ao templo, que é um dos mais procurados por quem passeia pelo Centro Histórico da capital baiana, seguiram mantidas.
Em maio de 2023, o governo federal fez a restauração dos painéis lusitanos de todo o prédio, porém, as melhorias não se estenderam a outras partes do templo, que careciam de manutenção.
Para fazer a restauração da Igreja e Convento de São Francisco, era preciso primeiro que o projeto da obra fosse avaliado e aprovado pela comissão técnica do Iphan, que avalia o nível de preservação do bem e autoriza a construção.
Isso porque todo patrimônio tombado só pode ser reformado se as características que justificaram o tombamento, a exemplo da fachada e do conjunto arquitetônico, se mantiverem as mesmas. No caso da igreja franciscana, os desafios são grandes para assegurar as características tradicionais do barroco.
Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador
Itana Alencar/g1
Azulejos portugueses são presentes na Igreja e do Convento de São Francisco, em Salvador
Fábio Marconi/Divulgação PMS
Teto de igreja histórica de Salvador está desgastado
Itana Alencar/g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.