O município de Palhoça terá um novo serviço de hemodiálise e diálise peritoneal. O atendimento será instalado no Hospital dos Olhos, no bairro Pagani, e deve ficar disponível para a população a partir de julho. O local pretende atender, em média, 195 pacientes por dia.
A iniciativa é resultado de um contrato de credenciamento firmado entre o governo de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Palhoça e o Instituto Lions.
“Estamos com um déficit muito grande de hemodiálise na Grande Florianópolis. Tem a dificuldade de sair de Palhoça, pegar trânsito e ir para Florianópolis ou outro município longe daqui”, descreveu o secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio, ao Balanço Geral Florianópolis.
Conforme o secretário, a nova estrutura permitirá um atendimento mais acessível e especializado para pacientes renais, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades.
O que é a hemodiálise?
A hemodiálise é um tratamento médico utilizado para substituir a função dos rins, quando eles não conseguem mais filtrar o sangue adequadamente. Esse processo remove excesso de líquidos, toxinas e resíduos metabólicos do organismo, ajudando a manter o equilíbrio químico do sangue.
O procedimento é feito com a ajuda de uma máquina chamada rim artificial, ou hemodialisador, que retira o sangue do corpo, filtra as impurezas por meio de um dialisador (ou filtro), e depois devolve o sangue limpo à circulação.
A hemodiálise é comumente indicada para pessoas com insuficiência renal crônica ou aguda e pode ser necessária algumas vezes por semana, dependendo do estado do paciente.
Hemodiálise em Palhoça: serviço deve iniciar em julho