A obra do Complexo de Segurança Pública de Itajaí foi anunciada há cerca de 10 anos, no dia 23 de junho de 2015, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, portanto essa obra foi paralisada e assim permaneceu durante anos na avenida Joca Brandão, localizada no Centro de Itajaí.
Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), isto ocorreu porque o contrato da obra foi rescindido, já que a empresa a contratada não teria conseguido arcar com a continuidade da obra.
Porém, em 2023, o Jorginho Mello (PL) iniciou seu mandato como governador de SC e o projeto foi retomado. E, no final de 2024, o Governo do Estado autorizou o recurso, ainda conforme a polícia.
Próximo passo para retomada da obra do complexo da Polícia Civil em Itajaí
O próximo passo é a licitação para conclusão do Complexo da Segurança Pública em Itajaí, que será feito pela PCSC. O orçamento está em processo de atualização, mas o valor aproximado é R$ 3.688.445,27, que deverá ser dividido entre a Polícia Civil e a Polícia Científica.
Conforme a PCSC, esta licitação deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. No momento, a polícia está tratando com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado sobre os encaminhamentos para a finalização da obra.
Veja qual seria o projeto inicial do complexo da Polícia Civil
Segundo o que o Governo do Estado divulgou, há cerca de 10 anos, o projeto previa a construção de um bloco com quatro pavimentos para abrigar a Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), a 1ª e 2ª delegacias, a Divisão de Investigação Criminal (DIC), a Diretoria de Polícia do Litoral e o IGP (Instituto-Geral de Perícias).
A área total prevista de construção era dois mil metros quadrados. No projeto de urbanização estaria a pavimentação da área externa em lajota e acessos, estacionamento, ajardinamento e portões.
Ainda segundo o que foi divulgado pelo governo, no térreo, seria instalado o IML e a DPCAMI, no segundo pavimento o IGP e DIC, no terceiro a 1ª e 2ª delegacias e no quarto a Delegacia do Litoral.