![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/blumenau-2.jpeg)
Na manhã desta quarta-feira (5), a Prefeitura de Blumenau deu início a uma série de ações de zeladoria urbana em pontos da cidade com presença de pessoas em situação de rua. Seis pessoas foram atendidas durante a ação.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/blumenau-2-800x533.jpeg)
Ação da prefeitura de Blumenau com foco nas pessoas em situação de rua – Foto: Giovanni Silva/Divulgação/ND
Dois usuários foram encaminhados ao Centro POP e serão direcionados ao CapsAD após os procedimentos iniciais. Outros três optaram por não aceitar o atendimento oferecido. A operação segue sem prazo definido, com planos de expansão para todos os bairros da cidade.
A importância da ação para a cidade
O prefeito Egídio Ferrari destacou a relevância dessa iniciativa para Blumenau. “Blumenau não é uma cidade para se viver nas ruas. A Prefeitura oferece uma estrutura completa de atendimento, serviços e oportunidades para que essas pessoas possam sair dessa situação. Reforço que esta ação será expandida por todos os bairros da cidade, sem prazo para acabar”, afirmou.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/blumenau-11-800x533.jpeg)
Prefeito Egídio Ferrari acompanhou a ação – Foto: Giovanni Silva/Divulgação/ND
Rafael Burgonovo, secretário de Desenvolvimento Social, também ressaltou a importância da colaboração da população. Segundo ele, é crucial que os cidadãos acionem os serviços da Prefeitura em vez de oferecer esmolas, para que as pessoas em situação de rua recebam o atendimento adequado. “Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explicou.
Veja fotos da ação
Estruturas de atendimento disponíveis para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Blumenau mantém diversos serviços destinados ao atendimento da população em situação de rua, que incluem:
- Abordagem Social: identifica e encaminha pessoas para os serviços disponíveis. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h à 1h, e aos fins de semana, das 8h às 20h;
- Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu): funciona 24 horas, oferecendo acolhimento temporário para quem necessita;
- Parcerias com entidades: a Prefeitura firmou convênios com a Associação Família Feliz e o Instituto Edificando Vidas, oferecendo vagas em abrigos e casas de passagem;
- Centro POP: oferece atendimento a pessoas que não aceitam acolhimento em abrigos, com fornecimento de alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. O Centro POP atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach;
- Encaminhamentos e reintegração: através de equipes técnicas, a Prefeitura auxilia na regularização documental, reintegração ao mercado de trabalho e, quando necessário, no retorno à cidade de origem. Também são feitos encaminhamentos para comunidades terapêuticas.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/blumenau-8-800x533.jpeg)
Blumenau conta com vários locais de atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade – Foto: Giovanni Silva/Divulgação/ND
A Prefeitura segue com ações contínuas para garantir a organização dos espaços públicos e a oferta de serviços destinados à pessoas em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de promover a reintegração e o bem-estar social dos cidadãos em condição de rua.