O Avaí entra em campo às 20h30 desta quarta-feira buscando iniciar uma nova fase no Catarinense 2025. Após a vitória no último sábado diante do Joinville, o Leão da Ilha tem pela frente o lanterna Hercilio Luz, em Tubarão.
Após ter vencido na estreia do estadual por 1 a 0 diante do Santa Catarina, o Avaí emendou uma sequência de quatro jogos sem fazer gols no campeonato e viu a pressão aumentar pelos resultados.
A equipe de Enderson Moreira ainda busca um equilibro, visto que marcou apenas quatro gols em seis jogos e em contrapartida tem a melhor defesa do estadual, com apenas um gol sofrido.
No último sábado, diante do Joinville, o Leão fez diferente: vitória por três a zero e um desempenho demonstrando que as coisas ainda podem ser diferentes nesta primeira fase.
O atacante Vagner Love, que havia marcado três gols em 24 partidas, desencantou. Vindo do banco de reservas, o experiente atacante marcou dois gols e ajudou a equipe a afastar o péssimo retrospecto ofensivo.
Em entrevista coletiva após a vitória, Love falou sobre o novo momento que a vitória e os gols marcados por ele podem representar um recomeço na competição.
“Fiquei muito feliz de ter feito os gols nessa partida por tudo que vem acontecendo nos últimos jogos. A equipe não vinha conseguindo marcar gols e todos nós sabíamos que era muito importante vencer esse jogo, independente se fosse com um placar de 3 a 0 ou não, precisávamos do resultado”, disse Vagner.
Melhor retrospecto defensivo dos últimos 15 anos
Em seis partidas pelo Catarinense, o Leão sofreu apenas um gol, foi o marcado por Gabriel Santiago, do Figueirense, no clássico. Fora isso, o goleiro César e os zagueiros, às vezes com dois ou três defensores, estão fechando bem a casinha e evitando a festa dos atacantes rivais.
Em um recorte dos últimos 15 anos, só em 2017 o Avaí ficou bem próximo do atual número de gols sofridos. Naquele período, sob o comando de Claudinei Oliveira, foram dois gols tomados em seis partidas.
Não atoa, os principais destaques do Avaí neste início de temporada atuam do meio para trás: César, Jonathan Costa e João Vitor.
Desfalques no Avaí
Para o duelo desta quarta-feira, o técnico Enderson Moreira terá novamente problemas para escalar a equipe.
Um dos principais destaques do Avaí na temporada, e que vem mantendo regularidade nas atuações, o volante João Vitor recebeu o terceiro cartão amarelo e fica de fora.
Além do desfalque de João, Enderson ainda deve seguir com as ausências de Alef Manga, Maurício Garcez e Marquinhos Gabriel, entregues ao DM.
O lateral direito Pedro Costa, teve uma lesão logo com cinco dias de pré-temporada, mas atualmente já vem treinando com o restante do elenco e em breve deve ficar à disposição do técnico Enderson Moreira.
Cara nova no Leão
Recém contratado, o lateral-esquerdo Quaresma, de 28 anos e que estava no Arouca de Portugal, foi apresentado oficialmente como novo jogador do Avaí e falou sobre a expectativa de estrear pelo clube.
“Por mim eu estaria em campo já no sábado, contra o Joinville, mas tô muito motivado, com um pouco de ansiedade de estrear pelo clube e creio que essa volta para o Brasil vai ser muito importante para mim”, disse Quaresma.
HERCÍLIO LUZ x AVAÍ – 7ª RODADA CATARINENSE 2025
HERCÍLIO LUZ: Renan; Lucas Lopes, Geninho, Alisosn Santana e Mateus Mendes; Alison, Filipe Fraga e Gabriel Silva; Yuri, Alex Henrique (Vitinho) e Kadu Barone. Técnico: Paulo Baier
AVAÍ: César Augusto; Jonathan Costa, Pedrão e Eduardo Brock; Marcos Vinícius, Judson (Andrey), Zé Ricardo, Jamerson e Mário Sérgio; Hygor e Cleber (Vagner Love). Técnico: Enderson Moreira
ARBITRAGEM: Cinésio Mendes Júnior, auxiliado por Éder Alexandre e Diogo Berndt.
ONDE ASSISTIR: FCF TV, no YouTube.
ESTÁDIO: Aníbal Torres Costa, em Tubarão.
HORÁRIO: 20h30
DATA: 05/02/2025