Pequeno recanto em SC teve ‘boom’ gastronômico em 2024

O município de Porto Belo registrou um crescimento de 30% no setor gastronômico ao longo de 2024, com a abertura de 139 novos estabelecimentos, de acordo com dados do Observatório da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina).

Foto mostra Porto Belo vista de cima, cidade que teve 'boom' gastronômico

Cidade é refúgio escolhido durante as férias dentre outras badaladas – Foto: Shutterstock/ND

O ‘boom’ gastronômico acompanha a expansão do turismo e do mercado imobiliário local, consolidando a cidade como um dos principais destinos da Costa Esmeralda catarinense.

Com cerca de 28 mil habitantes (Censo 2022), Porto Belo registra uma população flutuante de 150 mil pessoas durante o verão, mas viu, em 2024, o seu fluxo turístico aumentar aos finais de semana e feriados de baixa temporada.

Tudo isso caminha junto ao setor imobiliário local, que movimentou R$ 1,1 bilhão em VGV (Valor Geral de Vendas) no primeiro semestre de 2024, segundo a plataforma DWV. A cidade reúne hoje alguns dos projetos mais inovadores do país, entre eles o Vivapark Porto Belo, primeiro bairro-parque do Brasil.

Foto mostra Porto Belo vista de cima, cidade que teve 'boom' gastronômico

Cidade que registrou ‘boom’ gastronômico tem apenas 28 mil habitantes – Foto: Shutterstock/ND

Parceria com setor público contribuiu para ‘boom’ gastronômico de Porto Belo

Incentivos para a abertura de novas empresas, implantação de equipamentos turísticos e parcerias público privadas bem-sucedidas também contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Neste contexto se destacam as recentes obras de macrodrenagem na avenida Atílio Fontana, uma das principais vias do município, e a construção do Molhe do Rio Perequê e Molhe do Rio Perequezinho.

Letreiro de Porto Belo, local que teve 'boom' gastronômico em 2024

‘Boom’ gastronômico acompanha a expansão do turismo e do mercado imobiliário local – Foto: Shutterstock/ND

A presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zene Drodowski, destaca que esse movimento impulsiona a economia local. “Tudo isso somado resulta, obviamente, num impacto muito positivo para Porto Belo, gerando empregos, renda e em atrações cada vez melhores para nossos moradores e turistas”.

“Porto Belo tem atraído cada vez mais investidores nos mais variados segmentos, trazendo diversidade e mais opções de entretenimento, lazer e gastronomia. Tal fato se observa pela abertura de novos restaurantes, bares, cafeterias em centros gastronômicos e pela cidade em geral abertos o ano todo”, enfatiza Jordana Soder, presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.