Na manhã desta terça-feira (4), o prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anunciou a nomeação de Mário Ponticelli Júnior para o cargo de secretário de Segurança Pública, em um evento marcado pela presença de autoridades municipais e comunitárias. A nomeação também marca a criação da nova pasta, um desdobramento da reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores em dezembro do ano passado.
A cerimônia de posse, que aconteceu no gabinete do prefeito, contou com a presença do vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, do presidente da Câmara Municipal, Ruan Cipriani, além de vereadores, secretários municipais, empresários, lideranças políticas e a imprensa local.
Novo Secretário de Segurança pública integrou o GAECO
Ponticelli iniciou sua carreira na Delegacia da Comarca de Rio do Sul, onde atuou entre 2011 e 2012. Em seguida, integrou a Divisão de Investigação Criminal (DIC), permanecendo até 2022. Mais recentemente, trabalhou por quase três anos na Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Santa Catarina, o GAECO, na Região de Blumenau, enfrentando organizações criminosas e atuando em investigações de corrupção e lavagem de dinheiro.
Desafios e expectativas para a segurança pública de Rio do Sul
Em seu discurso durante a cerimônia, o prefeito Manoel Arisoli Pereira destacou a importância da nomeação de Ponticelli para o cargo de secretário de Segurança Pública, ressaltando sua vasta experiência e capacidade de enfrentar os desafios da área. “Com Mário Ponticelli Júnior, temos a confiança de que a gestão de segurança pública em nossa cidade será fortalecida, trazendo mais proteção e tranquilidade para a população”, afirmou o prefeito.
A nova Secretaria de Segurança Pública terá sob sua responsabilidade a Guarda Municipal, comandada por Luciméri Bernardes da Silveira, e a Defesa Civil, que é dirigida por Marcos Renato Holler.
Investimento em equipamentos para a segurança
Como parte do fortalecimento da segurança no município, o prefeito Manoel também entregou à Guarda Municipal três carabinas Taurus, modelo T4 5,56x45mm. O investimento de aproximadamente R$ 27 mil foi possível por meio de um convênio com recursos oriundos de multas de trânsito.
A comandante da Guarda Municipal, Luciméri Bernardes da Silveira, ressaltou a importância da nova aquisição. “O primeiro passo agora é habilitar todos os Guardas Municipais para o uso dessas carabinas, que serão um reforço importante para a segurança dos nossos agentes e da comunidade”, destacou.
Quem é Mário Ponticelli Júnior
Mário Ponticelli Júnior é natural de Rio do Sul, tem 36 anos e possui uma carreira de destaque na segurança pública de Santa Catarina. Formado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI), Ponticelli também se especializou em Direito Administrativo. Ingressou na Polícia Civil de Santa Catarina em 2010 e, desde então, construiu uma sólida trajetória, com destaque em áreas de combate a crimes como tráfico de drogas, organizações criminosas, homicídios e latrocínios.
Além de sua experiência como policial, Mário Ponticelli Júnior também compartilhou seu conhecimento acadêmico como docente na Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, entre 2019 e 2022, lecionando a disciplina de Direito Penal. Seu currículo é ainda mais enriquecido por uma série de cursos de aperfeiçoamento, abrangendo desde técnicas avançadas de investigação até o uso de armamento e segurança institucional.