Maçã, ampulheta, triângulo… Existem diferentes formatos de corpo usados para descrever a distribuição de gordura e massa corporal em cada pessoa. Embora eles não possam determinar a saúde alguém por si só, são capazes de indicar tendências associadas a certos riscos para a saúde.
A médica Lydia C. Alexander, presidente da Obesity Medicine Association, disse ao “TODAY.com” que a distribuição de gordura em diferentes partes do corpo são influenciadas por hormônios, como o estrogênio, além de fatores como o estilo de vida, saúde metabólica e até os genes.
Ela aponta que os diferentes formatos de corpo ajudam a classificar e padronizar estilos, mas não são categorias científicas ou médicas. Desta forma, exames médicos e avaliação de outros fatores de saúde são fundamentais para entender o quadro completo.
Qual é seu formato de corpo?
1. Formato de maçã
Apresenta acúmulo de gordura na região abdominal, com tronco mais largo e pernas mais finas. É mais comum em homens, mas também pode ocorrer em mulheres após a menopausa.
Este formato de corpo está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto, pois a gordura visceral (ao redor dos órgãos) é mais perigosa.
2. Formato de pera
Maior acúmulo de gordura nos quadris, coxas e nádegas, com a parte superior do corpo mais fina. O risco de problemas cardíacos é menor, mas pode estar ligada a problemas articulares (como joelhos e quadris) e varizes. Também pode estar associada à resistência à insulina.
3. Formato retangular
Formato de corpo com medidas similares no busto, cintura e quadris, sem muita definição de cintura. Geralmente, esse formato não indica um risco específico de saúde, mas a avaliação deve considerar o percentual de gordura corporal e outros fatores de saúde.
4. Formato de ampulheta
Busto e quadris proporcionais, com cintura bem definida. Também não está diretamente associado a riscos de saúde específicos. No entanto, o excesso de gordura pode representar riscos cardiovasculares se estiver concentrado na região abdominal.
5. Formato oval
Corpo mais arredondado, com acúmulo de gordura em toda a região do tronco, incluindo abdômen e costas. Os riscos são similares ao formato de maçã, há perigo para doenças cardíacas, síndrome metabólica e problemas respiratórios, como apneia do sono.