![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/capa-sombras-bizarras-no-mar-de-balneario-camboriu.jpg)
Uma câmera flagrou algumas sombras bizarras no mar de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira (3), a princípio causada pelas nuvens, entretanto, a explicação científica vai um pouco mais afundo do que os olhos podem ver.
![imagem aérea mostra sombras bizarras no mar de Balneário Camboriú imagem aérea mostra sombras bizarras no mar de Balneário Camboriú](https://static.ndmais.com.br/2025/02/capa-sombras-bizarras-no-mar-de-balneario-camboriu-800x420.jpg)
Sombras bizarras no mar de Balneário Camboriú intrigam moradores e turistas – Foto: Conexão DCTV/Reprodução
Federico Argemi, Dr. em biologia e gerente de operações técnicas do Oceanic Aquiarium de Balneário Camboriú, explica que o processo é natural e ganha evidência quando a água doce do rio se mistura muito com a água salgada do mar.
“Há um ingresso bem grande de água doce que vem do Rio Camboriú e com isso, vem também muita matéria orgânica, por isso a água fica mais marrom”, explica Federico. O que dá evidência na sombra das nuvens.
O biólogo explica ainda que por mais que não haja muito vento no momento, até com poucas ondas no mar, a mistura da água salgada com a doce faz se manter um acúmulo de algas.
“É um processo natural, mas é impactante e tem a ver com a mistura da matéria orgânica no rio e isso vai impactar no mar, mas é normal, natural, acontece a cada vez que tem muita chuva“, destaca.
Nuvens estão por trás das sombras bizarras no mar de Balneário Camboriú
O meteorologista Sergey Araújo argumenta que as nuvens também contribuem para estas sombras bizarras no mar de Balneário Camboriú.
“A princípio são sombras de nuvens do tipo Cumulus (Cu) e Stratocumulus (Sc) indo para Cumulonimbus (CB), ao fundo do navio que aparece no horizonte”, explica.
As sombras se dão pelo aspecto da nuvem na base. Nuvens baixas, mais densas, ou seja, com mais água, fazem sombras mais robustas. Entretanto, a coloração da água que compõem a imagem se dá pela maior quantidade de sedimento em suspensão por causas das chuvas.
“Ontem choveu bem e o sedimento é levado para os rios que deságuam no mar como o Camboriú, Marambaia e o Itajaí-Açú. Perceba nessas imagens do Google Earth a sombra das nuvens sobre balneário e sobre o mar. Na outra a pluma de sedimento saindo do rio Camboriú”, enfatiza.