Nunca coloque no ouvido; qual a função real do cotonete

Os cotonetes são itens comuns em nossas casas, amplamente utilizados para a limpeza dos ouvidos. No entanto, médicos otorrinolaringologistas alertam sobre o uso incorreto desse produto: embora possam ser usados para limpar a parte externa das orelhas, não devem ser introduzidos no interior do canal auditivo.

Imagem ilustrativa do cotonete

Imagem ilustrativa do cotonete  Foto: Istock/Reprodução/ND

De acordo com um farmacêutico ouvido pelo site francês BFMTV, o uso de cotonetes no ouvido pode causar sérios problemas. “Primeiramente, eles empurram a cera para o interior do ouvido, o que pode levar a bloqueios. Em segundo lugar, o uso frequente pode causar micro-traumas no canal auditivo”, explica.

Por essas razões, é fundamental ter cuidado ao utilizar cotonetes para evitar complicações de saúde.

Além da higiene pessoal, os cotonetes são amplamente usados em maquiagem. Contudo, é importante lembrar que esses usos não foram a intenção original de sua invenção.

Função do cotonete

Na verdade, os cotonetes foram criados por Leo Gerstenzang, que teve a ideia ao observar sua esposa colocando pedaços de algodão em palitos para limpar pequenos orifícios.

Ele então adaptou a ideia para criar o produto que conhecemos hoje. Embora o uso para maquiagem tenha se tornado popular, os cotonetes foram, de fato, desenvolvidos para fins de higiene e limpeza mais delicada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.