Confundidos com cupins, os besouros broca de madeira podem causar estragos nos móveis de casa. Por isso, especialistas orientam como identificar e acabar com a praga de forma fácil e eficiente.
Brocas de madeira
As brocas de madeira são pequenos besouros que se alimentam de madeira. São frequentemente encontrados na natureza, mas também em armazéns, museus e residências, onde infestam móveis antigos, pavimentos e todo tipo de madeira.
Porém, diferente dos cupins, que deixam rastros de madeira por onde passam, as brocas corroem por dentro da madeira, deixando o interior completamente destruído.
Apesar de sua curta expectativa de vida, com algumas vivendo apenas 24h, seus ovos depositados em frestas da madeira podem causar uma infestação a partir do local afetado.
Quando eclodem, os ovos da praga de madeira podem mastigar e criar grandes galerias dentro do objeto ou móvel, até que saiam para procriar.
Medidas preventivas
Para evitar a infestação da praga de madeira em casa, é possível seguir algumas orientações. Segundo um estudo publicado pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), algumas medidas preventivas incluem:
- Usar madeiras naturalmente imunes a cupins, como peroba-de-campo, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, braúna, gonçalo-alves, sucupira, copaíba, orelha-de-moca, roxinho e macaranduba;
- Colocar malhas de 1,6 mm em portas e janelas, para evitar a entrada do animal;
- Evitar estocagem inadequadas de madeiras e seus derivados, principalmente em locais úmidos;
- Vistoriar periodicamente rodapés, forros, armários e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer infestação;
- Usar estantes metálicas em bibliotecas e arquivos;
- Retirar e destruir madeiras infestadas.
Seguindo com cuidado todas as orientações, é pouco provável que seus móveis sejam atingidos pela praga em sua casa.