Aplicação correta do filtro solar é essencial para ficar livre da radiação danosa à pele. Protetor solar: saiba como acertar quantidade e veja dicas para garantir a proteção ideal
Você aplica protetor solar todos os dias? Para os preocupados com a saúde ou beleza, provavelmente a resposta será sim. Mas uma pesquisa do Instituto de Cosmetologia de Campinas (SP) apontou que 65,5% dos brasileiros assumem não aplicar o produto diariamente – além disso, o responsável do estudo alerta que o uso incorreto pode ser pior que não utilizá-lo.
“O uso incorreto é pior do que não o utilizar. Se a pessoa usar, não irá sair no sol pois sabe que está desprotegida. Mas caso ela ache que passou corretamente, terá uma falsa sensação de segurança e vai abusar [da exposição solar]”, explica Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico do Instituto de Cosmetologia de Campinas.
🌞 Em tempos de verão, praia, piscina, carnaval e de (claro) muita exposição solar, o produto é um aliado para evitar queimaduras e insolações, além de manter a pele jovem e saudável.
🤔 Mas qual a quantidade certa e a forma correta de aplicar?
Pensando nisso, o g1 reuniu as principais dicas e orientações para calcular a medida correta e manter a sua proteção a radiação solar em dia. Aprenda a não ter erros na hora do uso, abaixo:
O uso do protetor solar é fundamental em qualquer idade.
Divulgação/Senac PR
Colher de café e três dedinhos: macetes para não errar a medida
Ediléia Bagatin, professora associada do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que o corpo precisa de duas gramas de produto a cada centímetro quadrado de pele.
“As pessoas compram um tubo de filtro solar, e esse tubo dura o verão inteiro. Essa pessoa não está passando adequadamente […]. Não dá propriamente para medir [por gramas], você tem que passar de tal forma que você veja que fez uma camada uniforme e, na dúvida, pode passar até uma segunda camada”, diz Bagatin.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Claramente, não é viável calcular em gramas a quantidade ideal protetor.
Por isso, como explica a professora, o ideal é garantir que o seu corpo tenha uma camada generosa e uniforme de protetor por todas as áreas que serão expostas ao sol, sempre conseguindo perceber a loção na sua pele — mesmo em produtos com o acabamento seco.
Calcule a quantidade de protetor solar no rosto usando três dedos.
Maria Fernanda Masetti/g1
Três dedinhos: meça a quantidade ideal de produto usando apenas três dedos: o indicador, o do meio, e o anelar. Despeje uma linha generosa do produto por toda a extensão dos seus dedos, e depois passe no seu rosto.
Colher de café: despeje o produto em uma colher de café. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa medida pode ser usada também para o corpo. Veja no infográfico, abaixo:
Quantidade recomendada de protetor solar
Infográfico/g1
Lembrando que as medidas para o corpo são parâmetros, e podem variar de acordo com cada tamanho e formato de corporal de cada pessoas, fazendo-se necessária a aplicação de mais produto.
Em quais lugares do corpo não posso esquecer de aplicar?
A loção precisa estar em todas as partes do corpo que estão descobertas e expostas diretamente à radiação solar.
Em situações de praia, piscina e atividades ao ar livre, a prática é mais intuitiva e habitual, mas ela deve ser mantida mesmo no dia a dia.
“As pessoas aplicam bastante no rosto, e ficam com uma pele boa. E os braços, as mãos, as pernas, o pescoço, a região do colo e as pernas envelhecem e, também, é onde ocorre o câncer de pele”, diz a dermatologista.
Deixar de passar filtro solar ao redor dos olhos pode aumentar risco de câncer, diz estudo
✍️ Anote os lugares que, quando expostos, você não pode esquecer de proteger:
Orelhas
Nuca
Pescoço
Colo
Ombros
Mãos
Coxas
Pés
Couro cabeludo (quando há sinal de calvície, alopecia ou rarefação capilar)
Lábios
Como tenho certeza de que estou protegido?
Se você ficou em baixo do sol e o seu corpo apresentou vermelhidão, provavelmente o seu filtro solar não teve efeito.
Além de aplicar a quantidade certa e em todos os locais do corpo, confira outras dicas para garantir a proteção ideal:
A loção deve ser aplicada 30 minutos antes da exposição solar direta, em atividades como idas praia e trilhas. No dia a dia, o intervalo pode ser reduzido para 15 minutos.
Certifique-se se o produto está dentro do prazo de validade.
Aplique novamente sempre que necessário.
Protetor solar é obrigatório
Kindel Media no Pexels
É a hora certa de reaplicar?
🔃 A reaplicação do produto também é imprescindível para ele manter um bom desempenho. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomenda-se que seja reaplicado a cada duas horas.
Portilho, por sua vez, reitera que no dia a dia o intervalo do reforço ser maior e que deve variar conforme a rotina de exposição solar de cada um.
“Reaplicar de manhã e na hora do almoço já é o suficiente, em um cenário de uma pessoa que trabalha o dia inteiro […] Depende da individualidade e do nível de contato com o sol de cada um”, explica.
Bagatin diz que a nova aplicação pode ser calculada a cada nova reexposição ao sol. “Se está um sol absoluto, precisa reaplicar. Porque, das oito da manhã até o meio-dia, a pessoa já está desprotegida”, diz.
Hospital São José
Protetor solar branco
Preciso usar dentro de casa?
Não. Bagatin explica que a iluminação solar que atravessa as janelas e paredes tem nocividade ‘insignificante’, tal como as telas de computador e de celular.
“Se o sol não atinge você, não precisa. O mesmo serve para telas de computador e celular. Nada disso tem o mesmo efeito que o sol. É insignificante”, diz.
Apesar disso, a professora reforça que a radiação solar danosa atravessa as nuvens, e a rotina de proteção deve ser mantida em dias chuvosos e nublados, quando a pessoa estiver ao ar livre.
Não é preciso passar protetor solar para ficar em ambientes fechados pois a luz emitida pelas telas não é capaz de causar estrago nas células da pele, diferente da luz do sol.
Reprodução/Freepik
Maquiagem: vilã ou aliada?
A maquiagem pode ser uma grande aliada, fortalecendo a proteção. “Só dela ter cor, só pelo pigmento, ela já ajuda a proteger”, explica a professora Bagatin.
O pigmento do cosmético forma uma barreira visível a radiação solar, tanto nas opções com um índice de FPS, quanto para as que a proteção não está na fórmula.
Maquiagem pode ser aliada na proteção ao sol.
Adonias Silva/G1
💄Para as mulheres que não abandonam o bom e velho batom, mesmo sem o FPS, o pigmento do produto é suficiente para garantir a proteção solar dos seus lábios. No caso dos homens ou de mulheres que preferem a cor natural da boca, recorram aos protetores labiais próprios para o sol.
Em poucos casos, a proteção solar da maquiagem pode ser suficiente para pessoas de pele retinta em dias com baixa radiação. Porém, sempre faça uma avaliação com um profissional de confiança antes de fazer a substituição.
Câncer de pele e antienvelhecimento: por que não posso deixar de usá-lo?
Bagatin explica que o uso de protetor solar não se restringe a evitar queimaduras na praia, e que a “exposição crônica à radiação solar causa manchas, e ao longo do tempo, o aspecto envelhecido da pele. No final da linha, o câncer de pele”.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é considerado o tumor mais frequente no país, correspondo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.
Filtro solar e protetor solar são a mesma coisa? Entenda as diferenças
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas