Motta teve 444 votos. Antes da eleição, os líderes de partidos se reuniram para escolher os deputados que vão ocupar os cargos da mesa diretora da Câmara. Hugo Motta ergue a Constituição em seu primeiro discurso como presidente da Câmara
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Deputados e Senadores elegeram, neste sábado (1º), os novos presidentes da Câmara e do Senado. O deputado Hugo Motta, do Republicanos, venceu a disputa e vai comandar a Câmara pelos próximos dois anos.
Antes da eleição, os líderes de partidos se reuniram para escolher os deputados que vão ocupar os cargos da mesa diretora da Câmara. Fecharam um bloco, com oposição e governo, em favor do candidato Hugo Motta, do Republicanos. PL e União Brasil ficaram com a primeira e a segunda vice-presidência. PT, PP, PSD e MDB com as quatro secretarias.
A eleição começou com o discurso dos candidatos: Marcel Van Hattem, do Novo; Pastor Henrique Vieira, do PSOL, e Hugo Motta, do Republicanos.
Arthur Lira, do Progressistas, fez, então, seu último discurso como presidente. Um balanço dos últimos quatro anos em que comandou a Câmara.
“Aprovamos a autonomia do Banco Central, protegendo nossa política monetária de interferências políticas momentâneas. Viabilizamos a PEC da transição, garantindo a continuidade de programas sociais como o Bolsa Família e o auxílio gás. E, após mais de três décadas de espera, destravamos a reforma tributária, simplificando o sistema e promovendo um ambiente econômico mais moderno, eficiente e competitivo. A primeira num regime democrático! Trabalhamos pelo desenvolvimento e pela modernização do Brasil, aprovando marcos regulatórios fundamentais para infraestrutura, saneamento e transporte, além de consolidarmos uma agenda sustentável que prepara o país para liderar a transição energética global”, disse Arthur Lira.
Os deputados sempre falam que eleição com voto secreto pode ter traições. Mas o favoritismo de Hugo Motta, que teve o apoio de 17 dos 20 partidos da casa, governistas e de oposição, foi confirmado.
Às 18h51, Lira proclamou o resultado. Motta teve 444 votos.
No discurso de vitória, ele defendeu a democracia e repetiu um gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da constituição em 1988.
“Não há democracia com caos social. Não há estabilidade social com caos econômico. Defenderemos a democracia porque defenderemos também as melhores práticas e as melhores políticas econômicas para defender a paz nos lares dos brasileiros, sobretudo os que mais precisam. Defender a estabilidade econômica é, sim, defender a estabilidade social.”
“Nenhum interesse ou divergência pode estar acima da nação brasileira e das urgentes necessidades do nosso povo. Minhas amigas e meus amigos, nesta cadeira de Ulysses, às vésperas de completarmos quatro décadas em homenagem a todos os presentes, aos brasileiros, à democracia, ao respeito às instituições e entre as instituições, faço questão de relembrar o gesto histórico de Ulysses ao promulgar a constituição que juramos respeitar. Viva a democracia! Viva a democracia! Viva a democracia!
“Ulysses em seu discurso, desenhava a função constitucional deste parlamento já então. Na inauguração da nova constituição, no mesmo célebre discurso em que pronunciou a frase que ainda ecoa nestas galerias, ‘tenho o ódio e nojo à ditadura’. Não existe ditadura com parlamento forte. O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia e não há democracia sem imprensa livre e independente”, disse Motta.
Em nota, o presidente Lula parabenizou Hugo Motta pela vitória e disse: “estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre executivo e legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental.”
Hugo Motta assume a presidência pelos próximos dois anos com um pauta extensa. Entre as prioridades, está o orçamento deste ano. Além de melhorar a relação da câmara, com um perfil mais de direita, com o planalto do presidente Lula.
Hugo Motta tem 35 anos. É médico. E foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Está no quarto mandato, sempre em partidos de centro. Já como presidente da Câmara, confirmou a eleição dos integrantes da mesa.
E na próxima segunda-feira (3) à tarde, será realizada a abertura do ano legislativo.
LEIA MAIS:
Royal Enfield Super Meteor 650: o que faz essa custom ter seis meses de fila de espera? O g1 testou
Alcolumbre assume comando do Senado e defende posicionamento ‘corajoso’ frente ao governo: ‘Nem sempre agradaremos a todos’
VÍDEO: veja como ficou a loja de Fuscas antigos atingida pela enchente em SP