A Zona Norte de São Paulo passou novamente por enchentes e deslizamentos por conta da forte chuva na cidade. Durante a noite e madrugada entre domingo (31) e sábado (1), diversos moradores relataram que as próprias casas foram alagadas.
Uma semana antes, uma chuva histórica atingiu a região. Um dos fatos que mais chamou a atenção foi a inundação do metrô (paralisado entre as estações Tucuruvi e Jardim São Paulo), além das praças totalmente alagadas.
Chuva em SP
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo, as chuvas de ontem causaram:
- 134 chamadas para enchente
- 45 chamadas pra queda de árvores
- 7 chamadas para desabamentos.
- Não houve mortes.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital registrou a máxima de 25,7 mm de chuva em São Paulo desde a noite de domingo. A Zona Norte foi a área que mais recebeu chuva.
Moradores relatam enchentes e desespero
Nas redes sociais, os moradores compartilharam vídeos de ruas e casas completamente alagadas, com água chegando na altura dos joelhos. A região é marcada por córregos não encobertos que transbordaram.
Um dos vídeos mostra a casa de uma mulher, com água transbordando pelos encanamentos de esgoto. O vaso sanitário transborda e escorre, causando danos na casa inteira, como mostram os vídeos compartilhados nas redes sociais.
Outra moradora da região relatou que a água chegou à cintura na rua em que mora. Ela mora com a irmã, e juntas têm cinco crianças, incluindo um recém-nascido e uma bebê de um ano. As crianças precisaram ser retiradas no colo, durante a madrugada, devido ao nível de água
O Portal iG confirmou visualmente a enchente, que foi suficiente para, inclusive, encobrir um carro quase completamente. A reportagem tentou contato com a sub-prefeitura Tucuruvi-Santana, mas não obteve respostas.
“Perdi tudo de cozinha e lavanderia, não consegui dormir até agora, e nem deu tempo de comer,” comentou uma das moradoras nas redes sociais durante a madrugada. “Chamamos os bombeiros, [mas] como não tinha alguém morrendo [ou] se afogando, foram embora, pois nada podiam fazer.”
No vídeo abaixo, mulher mostra que a água estava quase chegando na altura da janela de casa:
Problema antigo
De acordo com relatos de moradores, a região enfrenta problemas com transbordamento do carro, alagamento e enchentes há décadas. Os episódios são recorrentes no verão.
Porém, com São Paulo tendo recordes de chuvas em períodos curtos e previsão de pancadas violentas no início do fevereiro, é provável que a região volte a enfrentar as mesmas questões nos próximos dias.
O espaço segue aberto para caso a sub-prefeitura deseje se manifestar.