Já percebeu alguma vez pequenas manchas ou pontinhos em seu campo de visão? Parecem cobrinhas, mas são chamadas “moscas volantes”. Parecem estar em movimento constante.
Saiba que é uma condição comum, conforme explicam relatos médicos. De acordo com o oftalmologista Rodrigo Salustiano, é mais comum em pessoas acima dos 40 anos. Mas essas cobrinhas podem incomodar mais cedo.
“É comum em portadores de miopia. As moscas volantes são consideradas uma patologia comum. No entanto, servem de alerta para um possível descolamento de retina“, atenta o médico em seu portal.
Cobrinhas em vários formatos
- Pontos pretos ou cinzentos
- Linhas irregulares
- Fios filiformes, que podem ser nodosas e semitransparentes
- Teias de aranha
- De forma anelar
Essas cobrinhas, ou moscas volantes, têm níveis diferentes de intensidade. Normalmente são pequenas manchas de colágeno, mas podem ser parte do vítreo descolado. Ou ainda células de sangue ou mesmo alguma inflamação intraocular.
São perigosas?
Quando aparecem com a idade, o envelhecimento normal dos olhos, é algo normal. Entretanto, se a condição surge de repente, consulte seu oftalmologista. Pode haver algo fora do normal, alguma anormalidade ocular ou doença sistêmica causando o mal.
Não há um modo específico de prevenir o aparecimento das minhoquinhas. Mas, como diz o especialista, em casos repentinos ou de grande volume, corra para o consultório.