A Operação Gênesis foi realizada, simultaneamente, em cinco estados do Brasil nesta sexta-feira (31). Em Santa Catarina, a Polícia Civil identificou e prendeu um morador de Joinville suspeito de integrar uma posição de destaque em uma facção criminosa. Um confronto policial ainda deixou uma pessoa morta e outras 12 presas.
Onde aconteceu a Operação Gênesis
A mega operação foi realizada no Pará, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Santa Catarina. A investigação busca esclarecer crimes como extorsão a comerciantes e atentados contra agentes do estado.
No Pará, as prisões ocorreram nas cidades de Belém, Ananindeua, Santa Izabel, Tucuruí, Canaã dos Carajás e Redenção.
Durante o cumprimento dos mandados, um dos alvos, que além de ocupar posição de destaque na organização criminosa é investigado por ser o autor de extorsões contra comerciantes na região do Shopping Metropole, reagiu contra as ordens policiais efetuando disparos de arma de fogo.
Segundo a Polícia Civil do Pará, foi necessário responder a ação, que resultou na morte do suspeito. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Ação em Joinville
Já na maior cidade de Santa Catarina, o suspeito investigado pela ação foi encontrado na BR-101. Morador da zona Sul do município, ele ainda deverá responder por tráfico de drogas, já que continha grande quantidade de maconha em sua posse no momento da abordagem.
Materiais apreendidos
De acordo com a Polícia Civil de Joinville, foram apreendidos na ação uma espingarda calibre 12, com numeração raspada, munições, diversas drogas e aparelhos celulares.
A operação contou com a participação de 25 equipes policiais, totalizando mais de 100 envolvidos. Apenas em Joinville, foram sete policiais empregados para realizar a ação.