Será que Cássia Eller previu o futuro? Um vídeo gravado na China viralizou nas redes sociais por mostrar o céu da cidade de Chengdu com, não só dois, mas sete sóis. Na era das inteligências artificiais, muita gente duvidou que a imagem fosse real, mas especialistas confirmaram a veracidade do vídeo e mostraram que a explicação está em outro fenômeno.
Gravado no último domingo (18), o vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, Zeng Yang, afirmou que tudo não passou de uma ilusão de ótica, possibilitada por diversos fatores que coincidiram de ocorrer ao mesmo tempo.
A câmera capturou o momento através de um vidro, que refletiu o sol diversas vezes, com a ajuda de algumas condições da atmosfera que favoreceram a ilusão. Fenômeno que recebe o nome de refração.
O que gerou os 7 sóis na China?
A atmosfera é composta por diferentes gases, que têm densidades diferentes do espaço. Quando a luz do Sol passa por esses gases, ela muda de velocidade e se curva um pouco. Esse fenômeno é chamado de refração.
Um exemplo claro é quando o Sol está perto do horizonte (durante o nascer ou pôr do sol), a luz dele precisa passar por uma camada mais espessa da atmosfera da Terra antes de chegar aos nossos olhos.
Por causa dessa curvatura, o Sol pode parecer estar um pouco mais alto no céu do que realmente está. Isso significa que, mesmo que o Sol já tenha se escondido atrás do horizonte (ou ainda não tenha nascido), a refração faz com que ainda possamos vê-lo por mais alguns minutos.
É como se a atmosfera “dobrasse” a luz do Sol para que ainda possamos vê-lo, mesmo que ele já esteja abaixo do horizonte.