
Aranhas gigantes conhecidas pela habilidades de correr sobre a água estão fazendo um retorno impressionante ao Reino Unido após quase serem extintas.
As aranhas fen raft (Dolomedes plantarius), que habitavam pântanos ao redor do país, sofreram um declínio devido à drenagem das áreas durante a Revolução Industrial, quase desaparecendo completamente no século XX.

Aranhas gigantes assustam europeus – Foto: Getty/Reprodução/ND
No entanto, graças a um esforço de conservação de anos liderado pela RSPB (Royal Society for the Protection of Birds) e pelo Chester Zoo, essas aranhas estão se recuperando de forma notável.
Em 2010, a população dessas aranhas gigantes estava restrita a apenas três áreas no Reino Unido. Hoje, estima-se que existam cerca de 10 mil fêmeas reprodutoras em todo o país, com expectativas de que esse número continue a crescer.
Aranhas gigantes são vistas em regiões do Reino Unido
A aranha fen raft é a maior das 660 espécies de aranhas conhecidas no Reino Unido. Além de sua habilidade impressionante de tecer teias de até 30 centímetros, essas criaturas podem crescer até o tamanho da mão de um homem.
De acordo com a RSPB, as aranhas estão a caminho de ter seu melhor ano já registrado, marcando um capítulo importante na história da conservação da vida selvagem no Reino Unido.

Essas aranhas têm um papel importante na manutenção da diversidade da Europa – Foto: iStock/Reprodução/ND