Diagnosticado com depressão, padre Fábio de Melo desabafa: ‘À beira do abismo”

Diagnosticado com depressão, o padre Fábio de Melo revelou que está passando por uma crise de doença há duas semanas e desabafou sobre o momento difícil.

Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo desabafa sobre depressão – Foto: @pefabiodemelo/Reprodução/ND

O vídeo foi publicado em seu perfil pessoal do Instagram, com a legenda “confissão”.

“Foi à beira do abismo que eu sempre andei, desde o menino. Tudo em excesso, alegria demais, tristeza demais, amor demais, ódio demais. No avesso de toda alma que hospeda a melancolia, eram muitas loucuras, muitos delírios”.

Fábio de Melo relata que sempre sentiu com muita intensidade, seja alegre, raiva ou tristeza. Por isso, já foi chamado de exagerado, revela.

“Já me acusaram de ser muito emocionado, falaram como se fosse um defeito, mas eu sei que não é quem conduz a minha alma pela mão, são elas, as emoções. Desta particularidade nascem minhas riquezas, mas também os meus limites”, detalha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fábio de Melo (@pefabiodemelo)

Nos comentários, o padre recebeu o carinho dos seguidores. “Um abraço bem apertado, meu amigo. Como sua fé, sua força também é uma rocha”, escreveu o jornalista Evaristo Costa.

“É preciso coragem para uma confissão tão dolorosa. A sua poesia também é terapêutica, que ela se junte a todo o cuidado para a sua mente estabilizar”, disse o médico Higor Caldato.

“Você é um ser maravilhoso, mas é humano… a gente é mesmo assim. Algumas vezes precisamos de um tempo pra tudo fazer efeito”, confortou a cantora Fernanda Takai.

O problema do padre Fábio de Melo é o de muitos outros brasileiros

A OMS (Organização Mundial da Saúde)  já considerou a depressão como o “mal do século”. O relatório “Depressão e outros transtornos mentais”, publicado pela instituição em 2023, revelou que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. 

Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo revelou que sofre com depressão desde criança – Foto: Reprodução/Internet/ND

O índice colocava o Brasil como o país mais depressivo da América do Sul e, na América, atrás apenas dos Estados Unidos, onde 5,9% da população é afetada.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a depressão é um transtorno mental crônico que se manifesta através de sentimentos frequentes de tristeza, pessimismo e baixa autoestima, que podem ocorrer de forma combinada. Essa condição pode afetar indivíduos de todas as idades.

O tratamento ideal para a depressão é determinado pelo psiquiatra, que pode recomendar o uso de medicamentos em alguns casos, psicoterapia em outros, ou até mesmo a combinação de ambos tratamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.