![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/colesterol-alto-pitaya.jpg)
Conhecida como fruta do dragão, a pitaya é recheada de nutrientes e pode proporcionar uma série de benefícios para o bem-estar e para a saúde. Essa fruta, por exemplo, pode contribuir para derrubar o colesterol alto.
A farmacêutica bioquímica Angela Xavier destaca os benefícios da pitaya, uma fruta originária do México, e explica por que ela pode ajudar a reduzir o colesterol.
– As fibras solúveis presentes na pitaya reduzem os níveis de colesterol, principalmente o LDL, aquele danadinho que gosta de acumular nas paredes das artérias, principalmente se o seu corpo estiver inflamado. O colesterol diminui não só pela ação das fibras, mas também pelos efeitos antioxidantes presentes nessa fruta, que vão contribuir para a saúde do coração, ajudando a prevenir problemas como hipertensão e arteriosclerose – afirma a farmacêutica.
Pitaya contra o colesterol alto
Além de combater o colesterol alto, a pitaya também melhora a saúde do intestino, ajuda a emagrecer e fortalece o sistema imunológico. Assim, é uma opção interessante para estar na alimentação.
![Colesterol alto? Pitaya pode ajudar a derrubar esse vilão Colesterol alto? Pitaya pode ajudar a derrubar esse vilão](https://static.ndmais.com.br/2025/01/pitaya-colesterol-alto-800x401.jpg)
Pitaya ajuda a combater o colesterol alto – Foto: Reprodução Vídeo
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.
O que é colesterol
O colesterol é um tipo de gordura. Ele é produzido pelo fígado (cerca de 70%) e também adquirido pela alimentação (cerca de 30%) e é fundamental para o organismo (ajuda na produção de hormônios, por exemplo).
Entretanto, o LDL é considerado colesterol ruim, porque em excesso ele se aloja nas paredes das artérias, o que forma placa de gordura e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.