Câmara de Lojistas propõe redução de impostos para comércios afetados por obras do BRT em Cuiabá


Setor de comércio e serviços da região está sofrendo com a redução das vendas devido à obra. Corredor exclusivo de ônibus na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá
Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá propôs uma alteração na cobrança de impostos de comércios localizados na Avenida do CPA, onde estão sendo realizadas as obras para implantação do Ônibus de Transporte Rápido (BRT).
A proposta consiste na redução de impostos temporária e excepcional para as empresas afetadas pelas obras. De acordo com a CDL, o setor de comércio e serviços da região está sofrendo com o número de vendas reduzidas.
Estão em discussão o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no caso do município, e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no âmbito estadual.
O secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia, disse que levará a pauta à Secretaria de Fazenda (Sefaz) e diretamente ao governador Mauro Mendes para discussão.
🚌 Trajeto BRT
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra), serão implantados dois corredores do BRT. No primeiro, o ônibus sairá do Terminal André Maggi em Várzea Grande, percorrendo as Avenidas Filinto Muller, João Ponce de Arruda, Avenida da FEB, Tenente-Coronel Duarte e Historiador Rubens de Mendonça, até o Terminal do Coxipó.
Já no segundo corredor, o BRT sairá do Terminal do Coxipó e percorrerá as Avenidas Fernando Corrêa e Coronel Escolástico, até o Centro de Cuiabá.
O corredor entre Várzea Grande e o CPA contará com três linhas:
Uma linha que para em todas as estações do trajeto, seja na ida ou na volta
Uma linha expressa, que sai do Terminal André Maggi e para somente no Porto de Cuiabá
Outra linha expressa que sai do Terminal do CPA até o Centro de Cuiabá, parando apenas no Shopping Pantanal
Já o corredor entre Coxipó e Centro de Cuiabá terá duas linhas:
Uma linha que para em todas as estações do caminho.
Uma linha expressa, que para apenas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Ao chegarem no Centro da capital, as linhas expressas dos dois corredores sobem a Avenida Getúlio Vargas, fazem o contorno na praça do Chopão e descem a Avenida Isaac Póvoas, antes de retornarem para sua origem.
De acordo com o projeto, a Avenida da Feb continuará com duas pistas em cada sentido após o fim dos trabalhos.
As obras de implantação do BRT começaram no dia 21 de abril. Conforme o cronograma da Sinfra, a previsão é que o projeto em Várzea Grande seja finalizado no fim do primeiro semestre de 2024. Ainda não se sabe sobre as datas do início das obras em Cuiabá e quando o modal começará a funcionar.
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