![](https://static.ndmais.com.br/2024/12/veja-como-ficaram-obras-de-r-103-milhoes-no-aeroporto-de-joinville-6.jpg)
No último ano, Joinville bateu duas marcas importantes: aumento no número de passageiros no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola e ocupação hoteleira recorde. As conquistas reforçam a posição da maior cidade de Santa Catarina como um polo crescente para eventos, turismo e investimentos.
![Investimentos em aeroporto de Joinville Joinville cresce como destino turístico](https://static.ndmais.com.br/2024/12/veja-como-ficaram-obras-de-r-103-milhoes-no-aeroporto-de-joinville-6-800x451.jpg)
Aeroporto de Joinville recebeu investimento de R$ 103 milhões – Foto: CCR Aeroportos/ND
Joinville cresce como destino turístico
Em 2024, o Aeroporto de Joinville (JOI) registrou uma movimentação de aproximadamente 487 mil passageiros, entre embarques e desembarques. De acordo com a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, houve um crescimento de 13% em comparação ao ano anterior.
E a expectativa é de que o número de passageiros cresça em 2025. No ano passado, foram concluídas as obras de melhoria no aeroporto e o investimento de R$ 103 milhões resultou na modernização do espaço e na possibilidade de atração de novas rotas.
“Joinville está cada vez mais aberta ao turismo. O trabalho desenvolvido pelo Município junto com as entidades e empresários do turismo abrange áreas como promoção e marketing, apoio à qualificação, captação e realização de eventos, articulação estratégica e realização de obras”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
![](https://static.ndmais.com.br/2022/09/joinville-habitantes-800x533.jpg)
Com recordes em hotelaria e aeroporto, Joinville cresce como destino turístico e de negócios – Foto: Carlos Junior/ND
Ocupação hoteleira avança e surpreende setor
Na mesma direção, a ocupação hoteleira de Joinville bateu recorde. Dados do Sindicato VivaBem mostram que, desde 2017, a média anual de ocupação não era tão alta. Em 2024, a média da taxa de ocupação hoteleira foi de 64,27%. A título de comparação, a ocupação em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, foi de 54,95.
Os números apontam para crescimento da ocupação especialmente nos últimos três anos, quando a taxa média anual ficou sempre acima de 60%, algo não registrado anteriormente na série histórica.
“Joinville é um destino para investir e curtir. A cidade possui atrativos tanto para quem quer trazer sua empresa, conquistar parceiros comerciais quanto para quem quer viver com qualidade de vida”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.