Os hábitos alimentares mudam, mas o pão não perde seu papel central entre os alimentos mais consumidos. Além de ser muito presente nas mesas brasileiras, o pão é um alimento dos mais sujeitos ao desperdício.
Para evitar o desperdício e conservar o pão maior tempo possível, obviamente pode-se congelar, uma técnica que se aplica a muitos alimentos e que estão sujeitos a estragar se não forem consumidos dentro de um período limitado de tempo após a compra.
Uma série de instruções devem ser seguidas para a conservação do pão a fim de manter as qualidades nutricionais do alimento. A seguir uma série de cuidados ao congelar o pão.
Como congelar o pão de forma correta
A primeira regra fundamental diz respeito à embalagem para congelar o pão. Nesse sentido, o saco fornecido pela loja para armazenar o pão nunca deve ser utilizado.
Para congelar o pão, pode-se usar os sacos plásticos onde podemos guardá-lo inteiro ou fatiado sem perder a qualidade.
Se decidir armazená-lo em fatias, é aconselhável embrulhar cada fatia em película aderente e depois colocá-las juntas em um saco. Seja cortado ou inteiro, o pão pode permanecer no freezer, se armazenado corretamente, por pelo menos três meses.
Cuidados antes de consumir o pão
Antes de congelar o pão antes de consumir, é preciso seguir uma série de cuidados necessários.
Assim como outros alimentos, o pão também deve ser retirado do freezer e colocado na geladeira para evitar choques térmicos e evitar a proliferação de bactérias e germes.
Já no inverno, você também pode deixar o pão retirado do freezer em temperatura ambiente. Caso você tenha pressa, pode usar o forno tradicional ou o micro-ondas e ativar a função de descongelação adequada.
Tenha cuidado para não utilizar o método de cozimento que corre o risco de secar o pão ou torná-lo muito macio.