Baleia Eco Camping, em Itapetininga (SP), e Parque do Tubarão, em Buri (SP), são opções para turismo e contato com a natureza. Baleia ficou abandonada por cerca de 30 anos em Itapetininga (SP)
Reprodução/Redes sociais
Duas atrações inusitadas prometem transportar os visitantes para o fundo do mar no interior de São Paulo: uma baleia gigante em Itapetininga e um tubarão de mais de 30 metros em Buri. As construções abrigam, respectivamente, um restaurante e um aquário.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Diego Camargo, um dos sócios do Baleia Eco Camping, em Itapetininga, conta a curiosa história por trás do local. O espaço, inicialmente projetado para ser um pesqueiro por um antigo morador, acabou sendo abandonado antes mesmo de ser concluído.
A baleia permaneceu esquecida por cerca de 30 anos, até que, no início de 2024, Diego enxergou ali uma oportunidade. Observando o interesse dos ciclistas que passavam e fotografavam a estrutura, surgiu a ideia de transformar o espaço em um camping ecológico.
A lanchonete tem 20 metros de comprimento, quatro metros de largura e aproximadamente três metros e meio de altura, abrigando até 30 pessoas em seu interior.
Baleia passou por reforma depois de ficar 30 anos abandonada
Initial plugin text
O espaço recebe turistas da região de Sorocaba (SP) e de São Paulo (SP). Em geral, são campistas, pessoas que estão viajando e buscam um local para descansar ou quem quer aproveitar um momento de contato com a natureza e a família.
“As pessoas gostam de passar o dia ali e não conseguem ir embora sem tirar uma foto ao lado da baleia. O pessoal quer levar essa recordação.”
Diego destaca que o local é ideal para quem deseja viver sua primeira experiência de acampar, pois foi pensado para proporcionar uma conexão com a natureza, oferecendo diversas opções de lazer: um lago, trilhas em meio à mata para caminhadas ou meditação, quadras esportivas, campo de futebol e áreas para praticar vôlei, frescobol e badminton.
“No inverno a gente também faz bastante momento de fogueira com marshmallow. A criança tem essa experiência do contato com o fogo e com a natureza durante a noite, em volta da fogueira, contando histórias de terror. Momentos interessantes que marcam uma criança, um adolescente, que sai um pouco da rotina e passa momentos incríveis com a gente ali.”
Para quem quer conhecer de perto a baleia, o camping funciona aos sábados e domingos. A lanchonete no local abre no sábado das 9h às 22h, oferecendo lanches, bebidas e porções. No domingo, o horário de funcionamento é das 7h às 17h.
O sócio diz que, neste ano de 2025, está buscando aprimorar o espaço e oferecer mais atividades aos visitantes. O camping é aberto para visitação e, caso o turista queira acampar, é necessário fazer uma reserva. Esse contato pode ser feito por meio das redes sociais.
Espaço dentro da baleia é um restaurante com diversas opções
Carla Monteiro/g1
Da baleia para o tubarão
Localizado na região central de Buri, o Parque do Tubarão oferece atividades e atrações para todas as idades, garantindo diversão para toda a família.
De acordo com a prefeitura, o parque, que foi construído ao redor de uma área verde preservada, oferece atividades como pedalinho, pista de caminhada, quadras de areia, um parque infantil e pescaria. O local funciona todos os dias, das 6h às 20h.
A prefeitura informou que, por semana, o parque recebe cerca de 500 pessoas. Toda a administração e zeladoria é feita por eles.
Após reformas no local, a parte interna do tubarão deixou de ser uma lanchonete e virou um aquário que recebeu diversas espécies de animais. O espaço foi reaberto ao público durante a programação do aniversário da cidade, no sábado (25).
Parque do Tubarão, em Buri (SP), fica em área verde e possui diversas atividades
Prefeitura de Buri/Divulgação
Ex-prefeito se inspirou nos EUA
A história do parque começou com o ex-prefeito João Domingues de Oliveira, na década de 1990. De acordo com a prefeitura, na época em que o prefeito mandou construir as esculturas, ele viajou até parques temáticos da Flórida, nos Estados Unidos, e ficou encantado com o que viu por lá.
O tubarão tem comprimento de 35 metros e largura interna de seis metros. A largura de uma barbatana para a outra é de 28 metros, a altura interna é de três metros e meio, e a externa é de aproximadamente sete metros.
Parque do Tuberão foi reinaugurado no sábado (25) em Buri (SP)
Prefeitura de Buri/Divulgação
Ainda no município, os turistas podem viajar no tempo e visitar o Parque Ecológico “Antonio Vieira de Almeida” (ou Parque dos Dinossauros), que fica na Avenida Pascoal Spaluto, 2.035, e funciona de quinta-feira a domingo e nos feriados, das 9h às 17h.
O local brinca com a imaginação dos frequentadores, pois traz imagens de dinossauros na extensão verde do parque, que também possui lago, animais e, até mesmo, atrações musicais.
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM