Acordar à noite com frequência, dependendo da sua idade, pode não ser um bom sinal sobre a sua saúde. Descubra qual a quantidade considerada normal para cada faixa etária e como isso pode afetar o ritmo circadiano.
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, acordar à noite repetidamente pode ter efeitos semelhantes aos de passar quase a noite inteira acordado, o que afeta a cognição, concentração e humor da pessoa afetada.
Até quando é considerado normal acordar à noite:
- Adolescentes e jovens adultos: até 1 vez por noite, geralmente ao longo da madrugada, sem padrão específico;
- Adultos (30 a 60 anos): entre 1 e 2 vezes por noite, durante a madrugada, especialmente nas primeiras horas da manhã;
- Idosos (acima de 60 anos): entre 2 e 3 vezes por noite, geralmente de madrugada, com tendência a despertar entre 3h e 4h devido ao encurtamento do ritmo circadiano;
- Idosos mais velhos (acima de 90 anos): até 4 vezes por noite pode ser considerado normal. Os despertares são mais frequentes e espalhados ao longo da noite, muitas vezes associados à necessidade de urinar (noctúria).
Se você acordar à noite com muita frequência e isso estiver impactando a qualidade da sua vida ou causando cansaço diário, deve procurar ajuda médica imediatamente. Alterações no sono podem estar ligadas à insônia ou, em casos graves, à demência.