Um peixe-lua começou a ficar doente durante o fechamento do aquário Kaikyokan, em Shimonoseki, Japão. Os cuidadores demoraram um pouco para perceber o motivo, mas logo ficou claro: era saudade do público!
Peixe tem saudade?
O aquário de Kaikyokan compartilhou uma foto inusitada no Facebook: um tanque com um peixe-lua nadando em frente a várias araras com camisetas e cabeças impressas em sulfite e coladas aos cabides.
Essa foi a solução que os cuidadores do animal acharam depois que perceberam que o comportamento dele mudou. Aos poucos, parou de comer e se mexer, e começaram a investigar doenças ou parasitas, mas não encontraram nada.
Na legenda, a instituição escreveu o que aconteceu: ele estava triste! O aquário fechou para obras e o peixe começou a se sentir solitário:
“No início do fechamento, o peixe-lua apresentou um leve mal-estar. Após diversas tentativas de identificar a causa, um dos funcionários sugeriu: ‘Será que ele está se sentindo solitário sem os visitantes?’ Inicialmente, parecia improvável, mas decidimos tentar algo: colamos um uniforme da equipe em frente ao tanque.”
Peixe melhora com atenção
Não demorou para o bichinho melhorar – e mostrou sinais de animação no dia seguinte.
Esse comportamento não é comum em peixes da espécie, mas, como explicaram os cuidadores, “o peixe-lua em exibição é muito curioso e frequentemente se aproximava dos visitantes. Sua súbita ausência pode ter causado algum impacto em seu estado de saúde.”
Ao perceber a gafe, a equipe deixou uma plateia fixa, mas também tentam interagir bastante com o peixe, e passam para acenas, conversar e observar. “Estamos ansiosos para ver como estará quando o local reabrir em seis meses,” finalizou o aquário.