Cerca de 20 famílias de crianças aguardam nos corredores do Hospital Infantil Pequeno Anjo em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, leitos para internação. Uma mãe contou à redação do ND Mais, que está desde a última segunda-feira (19) aguardando um leito.
De acordo com o Pequeno Anjo, até esta quarta-feira (21), haviam 20 crianças à espera de uma vaga para internação. A transferência acontece via regras do Estado e a secretaria de Saúde já está liberando vagas para transferências, conforme a assessoria do hospital.
Dos 20 leitos de pediatria disponíveis na região da Foz do Rio Itajaí, 19 estão ocupados e a tava de ocupação da região é de 100%, ou seja, outros hospitais da região passam pelo mesmo problema.
Atualmente, há ainda 34 leitos de UTI pediátrica e 77 leitos de UTI Neonatal disponíveis em Santa Catarina.
Famílias de crianças no corredor temem transferências para regiões distantes
Ainda segundo o Hospital Pequeno Anjo, as internações não têm uma causa específica, sendo os mais diversos problemas de saúde. A unidade também recebe as demandas das famílias que têm medo de transferências para cidades distantes da região.
“Entendemos a preocupação das famílias, o Pequeno Anjo atende crianças dos 11 municípios da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí). Não podemos negar atendimento porque a criança é de outra cidade”, defende a assessoria do Hospital.
94% dos leitos do Pequeno Anjo são SUS (Sistema Único de Saúde), o que significa que o hospital segue as regras do Estado. “Portanto, se tem uma vaga aqui e o Estado quiser mandar uma criança de Chapecó, por exemplo, a gente precisa atender, não podemos negar atendimento”, reitera o hospital.
De acordo com a SES (Secretaria do Estado da Saúde), desde o último sábado (17), começou o aumento de atendimentos, chegando a superlotação na terça-feira (20). As transferências só ocorrem quando tem vaga em outros hospitais com a regulação Estadual.
Por meio de nota, a Central de Regulação de Internação Hospitalar esclareceu na manhã desta quinta-feira (22), os pacientes do Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, que necessitavam de internação já foram transferidos e outros estão em processo de transferência para hospitais da rede pública de saúde.
Neste momento, não há solicitação de transferência de paciente do Hospital Pequeno Anjo, na Central de Regulação.
Nos hospitais infantis da rede pública não há pedido de transferência de pacientes para leito de UTI, junto à Central de Regulação. Atualmente, há 34 leitos de UTI pediátrica e 77 leitos de UTI Neonatal disponíveis em Santa Catarina.