O futuro não é sinônimo de ficção científica, logo o que parece algo distante não é, porque a ciência e a tecnologia evoluem a um ritmo bastante acelerado.
A cor branca nos semáforos tem o objetivo de facilitar a coexistência entre veículos tradicionais em um sistema que procura melhorar a regulação do trânsito no futuro do mundo.
Em Madrid, capital espanhola, a cor branca nos semáforos já foi instalada para testes, embora não seja prevista a sua utilização a curto prazo.
Como funcionará a cor branca nos semáforos?
A ideia é que a cor branca nos semáforos permita que carros gerenciem melhor os cruzamentos, tornando o trânsito mais fluido. Essa medida reduziria o tempo que os veículos ficam parados, assim se diminuiria a poluição e se reduziria o tempo de viagens.
A cor branca nos semáforos será ativada quando o número suficiente de veículos se aproximar de um cruzamento. O objetivo é permitir a coordenação desses veículos otimizando o fluxo do trânsito e reduzindo o tempo de espera nos semáforos.
Atuais cores do semáforo serão mantidas
As cores atuais do semáforo: vermelho (proibição de ultrapassagem), amarelo (precaução) e verde (avanço) continuariam a ser aplicadas e a luz branca luz branca não alterará as atuais regras de trânsito em vigor.
O desenvolvimento e adoção desses semáforos dependem de uma série de fatores, incluindo o avanço da tecnologia de veículos autônomos, mudanças nas leis de trânsito e aceitação social destes sistemas.