Um homem de 41 anos foi preso ao solicitar o registro no CRM-SC (Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis, na última quinta-feira (16). O falso médico tentou enganar o órgão com um diploma forjado.
Ele foi desmascarado pelo CRM-SC, que identificou inconsistências nos documentos apresentados. O falso médico alegava ter se formado em uma faculdade do Rio de Janeiro, onde supostamente obteve registro no CREMERJ (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro).
A equipe de Florianópolis entrou em contato e a faculdade esclareceu que o homem nunca estudou lá. Segundo o Balanço Geral Florianópolis, o CREMERJ também negou que ele havia inscrição no estado.
Falso médico acaba preso após ser desmascarado pelo CRM-SC
Diante da confirmação da farsa, o CRM-SC acionou a Polícia Civil e o falso médico foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele deve responder criminalmente por tentar exercer a medicina de forma ilegal.
O homem de 41 anos é natural de Loanda, no Paraná, e apresentou a cidade catarinense de Itapema como endereço atual. Em nota, o CRM-SC ressaltou a importância da fiscalização rigorosa e constante das credenciais de profissionais de saúde.
“A luta contra fraudes desta natureza é fundamental, visando proteger toda a população. O Conselho tem intensificado suas medidas de fiscalização para coibir práticas fraudulentas e a atuação de não médicos”, afirmou Marcelo Lemos dos Reis, presidente do CRM-SC.
O órgão também alertou postos de saúde, clínicas e hospitais para que façam a conferência detalhada da habilitação dos médicos. Qualquer pessoa pode consultar o número do registro profissional no site do CRM-SC.
*com informações do Balanço Geral Florianópolis