A geração do baby boomer, nascida entre 1945 e 1964, foi marcada pela paz pós-Segunda Guerra e o crescimento populacional. No entanto, estudos recentes mostram que os boomers estão desafiando as expectativas do envelhecimento, apresentando comportamentos cada vez mais semelhantes aos de jovens.
O consumo de álcool e cannabis entre pessoas com mais de 55 anos aumentou significativamente, com a porcentagem de alcoólatras boomers subindo de 49% para 59%.
As mortes por drogas entre pessoas acima de 50 anos também cresceram no Reino Unido. Além disso, a busca por prazer sexual se reflete no aumento de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, que cresceu seis vezes desde 2010.
Geração baby boomer em debate
Outro reflexo dessa mudança são os crimes cometidos por idosos, com um aumento de detidos acima de 55 anos nos Estados Unidos, passando de 5% para 15% entre 1992 e 2022.
O levantamento apresentado nesta reportagem foi publicada pelo jornal The Economist, referência em economia na Europa, principalmente no Reino Unido.