Após dias de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou, neste sábado (18), o alerta da Defesa Civil para o risco de deslizamentos no Litoral Norte e na Grande Florianópolis.
Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em SC
Apesar da redução do volume de chuvas nas últimas horas, o solo saturado e a previsão de novos temporais aumentam a possibilidade de ocorrências, especialmente em áreas vulneráveis.
De acordo com o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior, moradores de encostas e locais já afetados devem estar atentos a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. “Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”, destacou.
Desde o início dos eventos climáticos, no dia 16, Forças-Tarefa do CBMSC foram mobilizadas em Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú, as regiões mais atingidas.
No total, 330 bombeiros militares e comunitários, 94 viaturas e 48 embarcações estão atuando em resgates de pessoas ilhadas, limpeza de vias, intervenções em pequenos deslizamentos e outras ocorrências. Até o momento, 37 municípios foram atendidos, com 433 incidentes registrados.
Embora a expectativa seja de que o quadro não se agrave, as autoridades continuam monitorando as condições climáticas e permanecem prontas para agir rapidamente em caso de novas emergências. Além das operações de resgate, o CBMSC trabalha em conjunto com a Defesa Civil para avaliar os impactos e garantir suporte às comunidades afetadas.