A Prefeitura de Porto Belo, no Litoral Norte catarinense, promove uma campanha de arrecadação em apoio às vítimas das fortes chuvas que atingem o município. Até o momento, 28 famílias que totalizam 116 pessoas (sendo 31 crianças) estão abrigadas em escolas municipais.
O foco dessa ação é o recolhimento de água potável, produtos de limpeza, colchões, leite, roupas de cama, toalhas de banho, travesseiros e cobertores. O ponto de coleta é o ginásio do Vila Nova, na rua Francisco Severiano dos Santos.
Porto Belo registra ruas submersas nesta sexta-feira
A situação em Porto Belo segue delicada, mesmo após as chuvas registradas nesta quinta-feira (16). Em vídeo compartilhado pelo Município, é possível ver que existem ruas submersas nesta sexta-feira (17).
A cidade decretou situação de emergência devido aos danos causados pelas chuvas intensas e um Plano Emergencial de Resposta aos Desastres foi acionado para garantir o atendimento necessário às vítimas.
Com o decreto de emergência, as autoridades locais e os agentes da Defesa Civil estão autorizados a entrar nas residências a qualquer hora, inclusive sem consentimento dos moradores, para realizar resgates ou determinar a evacuação em áreas de risco.