O grande volume de chuvas, em poucas horas, causou dezenas de ocorrências em Florianópolis, danificando pontos das áreas Norte, Centro e Continente da cidade. Conforme levantamento da administração municipal, foram registradas mais de 186 ocorrências, entre a noite de quinta e manhã desta sexta-feira (17).
Em toda capital catarinense, são 843 pontos sem energia elétrica, 45 danos em via pública e 37 áreas de alagamento. Também foram registradas quedas de seis árvores e 11 bloqueios parciais de vias, que estão em atendimento. O município decretou situação de emergência em decorrência dos estragos.
Ocorrências em Florianópolis deixam desabrigados
Foram abertos, ainda na noite de quinta-feira (16), quatro alojamentos para receber a população que teve moradias afetadas pelas chuvas. Até o momento, são 46 pessoas desalojadas e apenas cinco desabrigadas. Além disso, dez moradias foram interditadas por riscos estruturais.
Conforme divulgado pela Defesa Civil municipal, a média de chuva esperada para o mês de janeiro é de 241 milímetros. Porém, nas últimas 24 horas, o acumulado no município chega a 348 milímetros.
O temporal causou 44 deslizamentos de encostas, 39 quedas de muro na cidade e cinco desabamentos em morros. Duas pessoas ficaram feriadas nos acidentes.
Veja mapa das áreas afetadas:
Os estragos causados pela chuva em imagens: