![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/capa-chuva-em-itapema.jpg)
Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, conta com 300 desabrigados e uma ponte interditada por conta da chuva na manhã desta sexta-feira (17).
Os pontos mais críticos da cidade são os bairros Jardim Praiamar e Morretes, onde o nível da água começou a subir após as 19h desta quinta-feira (17).
![fotomontagem mostra casa alagada e crianças saindo de creche alagada pela chuva em Itapema fotomontagem mostra casa alagada e crianças saindo de creche alagada pela chuva em Itapema](https://static.ndmais.com.br/2025/01/capa-chuva-em-itapema-800x420.jpg)
Itapema teve creches alagadas com crianças saindo no colo de seguranças – Foto: Reprodução/Greici Siezemel
Esses bairros são cortados pelo Rio Perequê e pelo Rio da Fita. Devido à sua proximidade com o rio e ao fato de estarem no mesmo nível do mar, essas áreas são mais suscetíveis a alagamentos, que geralmente ocorre algumas horas após as chuvas intensas, resultando em alagamentos tardios.
A Prefeitura de Itapema decretou estado de emergência e está monitorando a situação e tomando as medidas necessárias para auxiliar os moradores afetados.
Crianças saem de creche alagada em Itapema no colo de seguranças – Vídeo: Reprodução/ND
Durante a madrugada, as equipes da secretaria de Obras atuaram na retirada de entulhos, lama e na desobstrução de vias, visando prevenir sobrecargas nos sistemas de drenagem e minimizar riscos de novos alagamentos.
Ponte de Itapema racha por volume da chuva
A prefeitura de Itapema informa que a ponte localizada na rua 1.204, no bairro Ilhota será interditada. A ponte sofreu danos estruturais após as fortes chuvas.
![imagem mostra ponte rachada em Itapema por conta da chuva imagem mostra ponte rachada em Itapema por conta da chuva](https://static.ndmais.com.br/2025/01/ponte-itapema-450x800.jpeg)
Ponte de Itapema rachou por conta do volume de chuva – Foto: Reprodução/ND
Devido às fortes chuvas que atingiram Itapema, diversos serviços estão com funcionamento alterado:
Educação
As atividades nos seis polos de férias estão mantidas, com exceção do CMEI Alto São Bento, que permanece fechado. A prefeitura recomenda que os pais somente levem as crianças em casos de real necessidade, pois as unidades estão operando com um número reduzido de funcionários devido às chuvas, e há risco no deslocamento pelas vias afetadas.
Crianças ficam desabrigadas em Itapema – Vídeo: Reprodução/ND
Saúde
As seguintes unidades estão temporariamente fechados para manutenção e limpeza devido aos danos causados pelas chuvas:
- UBS Central
- Farmácia Central
- COASI
- CAPS
- UBS Jardim Praiamar
- UBS Ilhota
Administração Pública
O Paço Municipal está atendendo em regime de plantão. Conforme decreto estadual, os servidores estaduais das cidades afetadas pelas chuvas estão autorizados a trabalhar remotamente nesta sexta-feira, visando à segurança de todos.
![](https://static.ndmais.com.br/2025/01/situacao-em-itapema-800x600.jpeg)
Itapema segue com ruas alagadas nesta sexta-feira (17) – Foto: Reprodução/ND
Alerta para mais chuva em Itapema
Nas últimas 6 horas, a cidade registrou 28 mm de chuva. Para as próximas horas, chuva persistente de intensidade forte isolada com possibilidade de alagamentos e risco de enxurradas.
A região está em alerta laranja, e o risco de deslizamentos é muito alto devido ao solo encharcado.
Situação dos Abrigos
Atualmente, cerca de 300 pessoas estão abrigadas nos espaços disponibilizados pela prefeitura, incluindo os abrigos da Capela Cristo Rei e da EMEB Bento Eloi Garcia.
Além disso, 149 indígenas estão recebendo suporte no ginásio do bairro Casa Branca.
Doações
A prefeitura continua recebendo donativos no salão da Igreja Cristo Rei. A prioridade no momento é a arrecadação de produtos de higiene e limpeza, sacos de lixo grande, além de alimentos, roupas, roupas de cama e cobertores para atender às famílias desabrigadas.
Recomendações à População
- Evite deslocamentos desnecessários, especialmente para áreas afetadas.
- Mantenha-se informado através dos canais oficiais.
- Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.