A disputa com candidatos a prefeito de Joinville tem seis concorrentes após as convenções dos partidos. O pleito no primeiro turno está marcado para 6 de outubro, com votação a partir das 8h até às 17h, considerando o horário de Brasília.
Os candidatos a prefeito de Joinville têm até 15 de agosto para protocolarem as documentações ao TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), que analisará se os critérios foram cumpridos. O pedido de registro também deverá constar o nome do vice-prefeito.
Quem são os candidatos a prefeito de Joinville
- Adriano Silva (NOVO);
- Anelísio Machado (Progressistas);
- Carlito Merss (PT);
- Luiz Claudio Gubert (MDB);
- Rodrigo Bornholdt (PSB);
- Sargento Lima (PL)
Veja o perfil dos candidatos a prefeito de Joinville
Adriano Silva (NOVO)
Adriano Bornschein Silva, 46, é empresário e filiado ao Novo. Atual prefeito de Joinville, venceu a eleição de 2020, a primeira que concorreu na carreira. Silva vai à reeleição ao lado da atual vice-prefeita, Rejane Gambin.
Anelísio Machado (Progressistas)
Anelísio Machado, 59, é empresário e proprietário de uma conhecida instituição de qualificação profissional. Filiado ao Progressistas, concorrerá com chapa pura e terá a professora Eneida Pereira como vice.
Carlito Merss (PT)
Carlito Merss, 68, é economista e ex-prefeito de Joinville, eleito em 2008. Filiado ao PT, Merss também foi deputado federal entre 1999 e 2009. A vice definida na convenção do partido é Antonia Grigol, mas o nome pode ser trocado.
Luiz Claudio Gubert (MDB)
Servidor de carreira da prefeitura de Joinville, Luiz Claudio Gubert é ex-secretáro de Administração e ex-procurador-geral do município e formado em Direito. Esta será a primeira eleição que disputará um cargo eletivo e ainda não tem vice definido.
Rodrigo Bornholdt (PSB)
Rodrigo Meyer Bornholdt, 53, é advogado, filiado ao PSB. Já foi vice-prefeito de Joinville entre 2005 e 2008, além de ocupar o cargo de procurador do município na década de 1990. O vice será o ex-vereador Osmari Fritz.
Sargento Lima (PL)
Carlos Henrique de Lima, 51, é deputado estadual pelo PL, em seu segundo mandato consecutivo. Em janeiro assumiu o cargo de secretário de estado da Segurança Pública, do qual se afastou em maio. Lima terá Fabi Venera como vice, em chapa pura.