![](https://static.ndmais.com.br/2024/09/hobbyhorsing.jpeg)
Um novo esporte que se popularizou entre crianças da Europa, mas principalmente entre as meninas, tem surpreendido os internautas. É o “Hobby horsing”, uma espécie de hipismo vegano, onde as amazonas são também os cavalos.
![hobby horsing No hobby horsing, a corrida de cavalos não tem animais](https://static.ndmais.com.br/2024/09/hobbyhorsing-800x533.jpeg)
No hobby horsing, a corrida de cavalos não tem animais – Foto: Reprodução/ND
Os animais são trocados por um pedaço de madeira, com uma imitação de uma cabeça de cavalo na ponta. Na disputa, os competidores mostram habilidades em adestramento, salto de tempo, estilo e corridas.
Apesar de ser popular entre as crianças, já tem adeptos adolescentes e adultos. Aliás, o esporte não é brincadeira e tem até livro oficial de regras, com competições oficiais.
![Atleta Atleta durante competição de salto com obstáculos](https://static.ndmais.com.br/2024/09/hobbyhorsing-2-800x561.jpg)
Atleta durante competição de salto com obstáculos – Foto: Reprodução/ND
A corrida de cavalos ‘fake’ surgiu na Finlândia, onde há campeonatos nacionais que imitam a estrutura das competições equestres, com provas de dressage e de saltos de obstáculos, mas com um cavalo de brinquedo.
A modalidade ultrapassou fronteiras e também ganhou campeonatos e comitê oficial na Alemanha, onde foi realizado um campeonato no último fim de semana (veja o vídeo ao final da matéria).
No Brasil, a adesão à modalidade ainda é tímida, apesar de já existirem ateliês especializados na venda dos cavalos de brinquedo.
Para o secretário-geral da Federação Equestre da Finlândia, Fred Sundwall, o Hobby horsing dá às crianças e adolescentes que não têm cavalos uma “oportunidade” de “interagirem com eles fora dos estábulos e das escolas de equitação”.