
Maior alta foi em Americana (SP), onde número de estabelecimentos com infrações passou de nove para 20 entre 2023 e 2024. Fiscalizações de postos de combustíveis diminuem, mas locais com irregularidades aumentam na região de Campinas
Reprodução/EPTV
Apesar da diminuição de fiscalizações de postos de combustíveis feitas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2024, o número de estabelecimentos visitados onde havia irregularidades cresceu em quatro cidades da região de Campinas (SP).
⛽ Durantes as fiscalizações, a agência verificou:
a qualidade dos combustíveis;
o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras;
a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos;
as documentações de autorização de funcionamento das empresas; e
as documentações relativas às movimentações dos combustíveis.
O maior aumento foi em Americana (SP), onde o número de postos fiscalizados com infrações passou de nove para 20 no período. Em Sumaré (SP), a alta foi de dois para sete estabelecimentos com irregularidades atestadas.
Em contrapartida, os locais fiscalizados e com irregularidades na metrópole diminuíram no último ano, passando de 38 estabelecimentos, em 2023, para 12, no ano seguinte. A diminuição também foi observada em Hortolândia (SP).
“O auto de infração será julgado administrativamente, podendo resultar em multas que vão de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, bem como em outras penalidades previstas em lei, como a suspensão das atividades ou a revogação de sua autorização”, detalhou a ANP, em nota.
Problemas para motoristas
Segundo Alan Galusni, consultor automotivo, os problemas mais comuns causados pelo abastecimento com combustível irregular incluem queda no desempenho do veículo e dificuldade na hora de dar partida.
“Às vezes já percebe na pista. Em alguns casos, a gente tem relatos, inclusive, de clientes que já começou a sair fumaça branca do escapamento, já começou a mudar o desempenho, a temperatura do carro já alterou, e tudo relacionado ao abastecimento”, relata.
Para resolver o problema, muitas vezes basta esvaziar o tanque e reabastecer com outro combustível. “Vamos zerar esse tanque, tirar toda a gasolina, pôr um combustível novo. Automaticamente, fez isso e já estabilizou o carro, já voltou ao que era antes”.
“O que geralmente a gente pede para o cliente é abastecer sempre no mesmo lugar, porque aí você cria um vínculo, tem uma confiança. Não dá para ficar indo só atrás de preço”, orienta o consultor automotivo.
Daniel Borba Silva Júnior é comerciante e, por isso, viaja com frequência. “Eu abasteci em um posto diferente do que eu costumava abastecer e fui viajar. Para minha surpresa, no meio da estrada, a injeção eletrônica do carro começou a acender e pipocar”, conta.
“A concessionária veio, guincharam o carro e me levaram em um posto com bandeira e o mecânico falou que achava interessante tirar toda a gasolina e colocar a gasolina nova. Eu fiz isso, coloquei a gasolina do posto e, na primeira batida que eu dei, o carro pegou”, diz o comerciante.
Painel de carro aponta necessidade de abastecimento
Reprodução/EPTV
O que diz a ANP?
“Não sabemos exatamente qual o tipo de pesquisa feita pela EPTV no Painel Dinâmico da Fiscalização publicado no site da ANP. Mas, em uma avaliação dos números fechados de 2023 e 2024, é possível constatar que houve uma diminuição no número de postos fiscalizados no Estado de São Paulo em 2024, embora o número de ações em postos revendedores com infrações tenha crescido percentualmente.
O aumento do número de infrações reflete o aprimoramento do uso da inteligência de dados pela fiscalização da ANP, concentrando assim suas ações em agentes econômicos onde há mais indícios de irregularidades, o que resulta em maior efetividade das fiscalizações em campo.”
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