![](https://static.ndmais.com.br/2025/02/jabuti-foto.jpg)
O ovo é um alimento comum na dieta de muitas pessoas. Mas e o ovo de jabuti ou ema? Durante um discurso em Macapá, capital do estado do Amapá, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou que incluiu os ovos da ave na dieta e que pretende experimentar os do réptil.
![jabuti A imagem mostra um jabuti para ilustrar a matéria se poder comer ovo de jabuti](https://static.ndmais.com.br/2025/02/jabuti-foto-800x600.jpg)
Presidente Lula disse que gostaria de experimentar ovo de jabuti – Foto: Divulgação/Hospital Veterinário São Pedro/ND
“Eu estou comendo agora sabe o que? Ovo de ema. Um ovo de ema é deste tamanho, um ovo de ema equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer. Porque eu tenho 70 emas no Palácio da Alvorada, 70 emas. Elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse Lula na cerimônia de entrega de terras da União para o estado do Amapá.
“E agora estou criando jabuti. Tinha cinco machos e duas fêmeas. Eu achei que era muito sofrimento para as duas fêmeas. Aí arrumei mais cinco fêmeas. Os jabutis estão numa felicidade só com as jabutias. E eles botam ovo também. Qualquer dia eu vou comer um ovo de jabuti também. Porque tudo o que é ovo é igual, gente”.
Segundo o biólogo Luiz Felipe Althoff, indígenas e antepassados comeram ovos de jabuti, cagado e tartaruga. Mas ele faz um alerta: “é ilegal o consumo, caça e coleta relacionada a animais silvestres. (…) é um animal silvestre, isso se aplica a qualquer outra espécie, inclusive o jabuti”.
Comer ovo de jabuti e ema é crime?
Neste contexto, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) protocolou uma queixa na PGR (Procuradoria-Geral da República) após a fala do presidente no evento.
O político citou o artigo 29 da lei 9.605 de 1998 que trata de crimes ambientais para “quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”.
Segundo advogados consultados pelo portal Uol, haveria problemas se Lula tivesse comido um ovo de ema silvestre. Entretanto, a autorização para consumo de ovos pode ser concedida no caso de quem tem um criadouro, como é o caso Palácio do Planalto, que tem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis).
Ver essa foto no Instagram
Existem riscos ou benefícios de comer ovo de Jabuti?
Segundo a nutricionista Beatriz Germer, o ovo pode ser consumido e não apresenta risco à saúde. “Porém a questão é qual é a origem desse ovo, ele passa por processo de controle sanitário, como é a criação do animal”.
A nutricionista ainda explica que a composição nutricional do ovo de galinha comum e do jabuti é semelhante.
O que é mais saudável: o ovo de galinha ou outros?
Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition indica que, em termos de saúde, os ovos de galinha continuam sendo uma das opções mais equilibradas.
Eles são ricos em proteínas essenciais, antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, benéficos para a saúde dos olhos, e possuem menos gordura saturada que os ovos de pato.
Para quem busca uma opção mais saudável, o ovo orgânico de galinha pode ser uma escolha superior, uma vez que essas aves são alimentadas com uma dieta mais natural e sem aditivos artificiais.