

John Edward Jones morreu preso em caverna, onde está até hoje – Foto: Reprodução/ND
John Edward Jones viveu momentos de desespero antes de morrer. Em novembro de 2009, ele ficou preso por 27 horas na caverna Nutty Putty, nos Estados Unidos, em um túnel extremamente apertado, onde não conseguia se mover.
Com apenas 26 anos, John era pai de uma menina de um ano e sua esposa estava grávida. Como gostava de explorar cavernas, aproveitou a visita à casa dos pais no estado de Utah para celebrar o Dia de Ação de Graças, para se aventurar na caverna Nutty Putty junto com o irmão, lugar famoso por suas passagens estreitas e desafiadoras.
A expedição começou normal, os irmãos decidiram buscar um desafio maior: o Canal do Nascimento, uma passagem conhecida por ser extremamente difícil.
John tinha 2,08 metros e 90 quilos, estatura que não o ajudou quando ele pegou o caminho errado e caiu de cabeça em um túnel ainda mais estreito.
Quando seu irmão o encontrou, tentou puxá-lo para fora, mas uma pedra o prendeu. “Quando vi seus pés e a pedra engolindo-o, soube que era sério”, disse Josh ao The Salt Lake Tribune.

John Edward Jones na caverna – Foto: Reprodução/ND
Como foram os últimos minutos de John Edward Jones?
O irmão decidiu sair para buscar ajuda e uma equipe aproximadamente 100 socorristas trabalharam por horas para tentar tirá-lo de lá. Enquanto as horas passavam e John continuava no túnel, ele ia perdendo a esperança.
“Vou morrer aqui mesmo. “Eu não vou sair daqui, vou?”, lamentou. Preso, fraco e incapaz de se mover, John orou com seu irmão. “Pai, tire-me daqui. Guarda-me para minha esposa e meus filhos”, disse.
Nos seus últimos minutos, John já estava exausto e em grande sofrimento. Ele passou cerca de 27 horas preso de cabeça para baixo, em um espaço extremamente apertado, sem conseguir se mover.

John Edward Jones morreu porque ficou muito tempo de cabeça para baixo – Foto: Reprodução/ND
Os socorristas tentaram resgatá-lo por várias horas, mas a posição dele tornava a operação extremamente difícil. Ele estava preso em um túnel com apenas 25 cm de largura por 45 cm de altura, tornando quase impossível puxá-lo para trás.
Com o tempo, a circulação sanguínea dele foi ficando comprometida devido à posição, levando a uma condição chamada síndrome do enforcamento invertido, que pode causar falência dos órgãos.
Nos momentos finais, ele conversou com os socorristas e expressou amor por sua família. Ele perdeu a consciência antes de falecer por asfixia e falência cardíaca. Como a recuperação do corpo era arriscada, a caverna foi lacrada e se tornou seu túmulo permanente.
Um ano depois, sua viúva deu à luz um menino e o chamou de John, em homenagem ao seu pai.

John Edward Jones com a família – Foto: Reprodução/ND